Rio de Janeiro (RJ) – Depois de ser adiada em função do mau tempo no Rio de Janeiro durante a primeira etapa da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário (originalmente prevista para acontecer entre os dias 8 e 11 de maio), a disputa da categoria 12 anos chegou ao fim neste domingo, dia 16, revelando os primeiros campeões da seletiva carioca da competição. Vitor Leal (Ramos Pinto) e Nicole Souza (Anglo-Americano) saíram vencedores da final do torneio na Fazenda Clube Marapendi e foram os primeiros cariocas a carimbar o passaporte para a Espanha.
Além do troféu do torneio, Vitor e Nicole ganharam uma bolsa de estudos e treinamento na academia Sanchez-Casal, uma das mais conceituadas do mundo, em Barcelona, prêmio dado aos campeões de todas as categorias da Copa Itaú. Ao todo serão 32 bolsas distribuídas aos vencedores das quatro seletivas regionais – o torneio já passou por São Paulo e Paraná e ainda está sendo realizado no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.
Numa final que reuniu os cabeças-de-chave 1 e 2 do torneio, Vitor Leal enfrentou uma verdadeira maratona de mais de mais de 2h para conquistar uma virada impressionante e derrotar o xará Vitor Monteiro (Esc.Mod. Cambaúba). Os dois tenistas, que haviam se enfrentado em outra final há pouco mais de uma semana, foram ao limite em quadra durante a equilibrada final, decidida apenas no match tie-break, e Leal levou a melhor, vencendo por (4/7) 6/7, 6/4 e 10/8.
“A gente se enfrentou há pouco tempo e conhece bem o jogo do outro, mas cada jogo é um jogo. Acho que a parte mental foi o que fez a diferença hoje, no final nós dois já estávamos muito cansados e conseguir manter a concentração foi fundamental”, disse Vitor, empolgado com a chance de viajar para o exterior pela primeira vez. “Estou muito feliz com essa vitória, nunca saí do Brasil e acho que vai ser uma experiência maravilhosa. Tenho muito o que aprender em todos os aspectos para melhorar meu jogo e acho que lá vou conseguir isso”.
Nicole Souza, também cabeça-de-chave 1 do torneio, derrotou Beatriz Leal (CEC Barra) por 6/1 e 6/0 para conquistar o cobiçado prêmio.
“O mais difícil foi manter a cabeça no lugar o tempo todo porque tinha muita torcida em volta, parecia o Maracanã! Mas acho que isso até me motivou, descontei tudo em quadra, fiquei focada e consegui vencer o jogo. Essa oportunidade de treinar fora vai ser muito importante para mim, preciso melhorar a parte física e técnica e acho que vai me ajudar também no aspecto mental. Só a experiência de estar lá já é um amadurecimento”, diz Nicole.
Após a finalização da disputa da categoria 12 anos, o torneio segue com a briga pelo título das chaves masculina e feminina da categoria 18 anos, até terça-feira no Marapendi. Entre os dias 22 e 25 de maio acontece a etapa de 14 anos e, fechando a competição, a etapa universitária, de 27 a 30 de maio. Os formulários de inscrição estão disponíveis no www.trysports.com.br.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento técnico aliado à formação intelectual por meio dos estudos, a Copa Itaú reúne tenistas e estudantes de instituições de ensino público e particular em quatro categorias com disputas de simples e duplas e inscrições gratuitas.
Formato de sucesso comprovado em instituições de ensino norte-americanas, o modelo de aproximar universidades e escolas do dia a dia dos alunos interessados na prática de qualquer modalidade esportiva traz inúmeros benefícios à vida dos atletas, incluindo a compreensão da necessidade de manter a saúde do corpo sem perder o foco na formação intelectual. Entre os ídolos do tênis que aprovam a ideia e trazem no currículo a experiência de quem já foi aluno-atleta estão John McEnroe, Mikael Pernfors, James Blake, John Isner, Jimmy Connors, Arthur Ashe entre muitos outros.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário realiza seletivas estaduais que premiam os campeões das chaves de simples com uma bolsa de curso de idioma e treino de tênis fora do País, com todas as despesas pagas, além de oferecer troféu à melhor escola e universidade do Estado, de acordo com a soma dos resultados de seus alunos, nas chaves de simples e de duplas. No ano passado, os campeões ganharam como prêmio a viagem aos Estados Unidos, com aulas de tênis e inglês, na academia Sanchez-Casal da Flórida.
Inscrições gratuitas beneficiam atletas de todas as classes sociais – Um dos diferenciais da Copa Itaú de Tênis está no fato de que a competição beneficia alunos-atletas de todas as classes sociais, sem nenhuma distinção, ao isentar todos os participantes de taxa de inscrição; propor disputas regionais que evitam o deslocamento dos atletas para outros Estados; e oferecer estrutura de competições oficiais dos calendários estaduais e nacional, com camisetas do evento e serviços de fisioterapia, boleiro e arbitragem.
Clínica de Tênis Palestra Sobre Prevenção de Lesões – Todas as seletivas da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 contam com clínicas de tênis gratuitas ministradas por profissionais da área. Em outra atividade especial do evento, tenistas, pais, técnicos e profissionais da área de saúde, poderão assistir a uma palestra sobre prevenção de lesões esportivas. A atividade é ministrada pelo médico Rogério Teixeira da Silva, presidente do NEO (Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia), Mestre e Doutor em Ortopedia e Medicina Esportiva pela UNIFESP, eleito Presidente do Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT para o biênio 2009/2010. No Rio de Janeiro, a palestra ocorrerá no dia 22 de maio, sábado, às 14h, na sede do torneio.
Tanto a clínica quanto a palestra são abertas e gratuitas a pais, tenistas, treinadores e à comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail rj@copateniseu.com.br. O mesmo e-mail também deve ser usado para garantir lugar em qualquer uma das categorias da Copa Itaú.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio da Secretaria de Turismo, Lazer e Esportes do Rio de Janeiro, do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.
Cronograma
RIO DE JANEIRO
Local: Fazenda Clube Marapendi (Rio de Janeiro/RJ)
Informações: rj@copateniseu.com.br
Fax: (21) 2480-7130
Categoria 12 anos – de 8 a 11 de maio – disputa encerrada
Categoria 18 anos – de 15 a 18 de maio – (em disputa)
Categoria 14 anos – de 22 a 25 de maio – inscrições encerradas
Categoria universitário – de 27 a 30 de maio – inscrições até o dia 20 de maio de 2010