Campos do Jordão (SP) – A edição de 2005 da Credicard MasterCard Tennis Cup teve início neste sábado com os jogos do qualifying feminino, reunindo 44 brasileiras, além de tenistas vindas da Argentina, do Paraguai e da Rússia, todas em busca das oito vagas disponíveis na chave principal do maior challenger da América do Sul. Com entrada gratuita, a competição acontece nas quadras rápidas do Campos do Jordão Tênis Clube de Turismo.
“O torneio vem crescendo a cada ano e a expectativa é muito boa para esta temporada, principalmente porque já começamos sem a chuva que atrasou jogos no ano passado e isso já é um bom sinal. Também é muito bom saber que, pelo número de brasileiras no quali, são grandes as chances de nossas tenistas garantirem vaga na chave”, disse Danilo Marcelino, um dos diretores da Try Sports, empresa que organiza o torneio.
Enquanto acontecem os jogos da etapa qualificatória, as destaques do circuito juvenil Roxane Vaisemberg e Stephanie Dalmacio comemoram os dois últimos convites para a chave principal do torneio de US$ 25 mil. Com apenas 15 anos, a líder do ranking nacional na categoria 18 anos Roxane Vaisemberg passou a manhã deste sábado intensificando seus treinamentos para garantir um resultado melhor do que o alcançado na edição de 2004, quando caiu na primeira rodada, após uma partida duríssima contra a paulista Fernanda Caputi. Stephanie por sua vez entra em quadra embalada pelo título no Campeonato Brasileiro, pela categoria que antecede o profissionalismo.
Os primeiros wild cards para a chave principal feminina da Credicard MasterCard Tennis Cup 2005 foram entregues para as paulistas Viviane Marani, 2ª melhor tenista do Brasil na categoria 18 anos, e Vivian Segnini, campeã juvenil brasileira nos 16 anos.
Qualifying – Apesar das dificuldades enfrentadas em um qualifying de torneio profissional, algumas juvenis do Brasil avançaram à segunda rodada da competição, a exemplo da catarinense Aline Berkenbrock, que perdia por 5 a 1 no primeiro set e acabou fechando em 7/5 6/1 o jogo contra a paulista Carolina Camargo de Luca. Nesta tarde, Berkenbrock volta as quadras para enfrentar a argentina Emília Bindi, que eliminou a brasiliense Juliana Botelho por 7/6(5) 6/2. Confira aqui o andamento dos jogos do quali.
“Suei muito pra ganhar dela (Carolina). Só joguei dois profissionais na minha vida, como convidada. Esta é a primeira vez que enfrento o quali de um profissional e estou gostando. Todas as tenistas do quali são fortes, mas estou confiante e espero muito conseguir uma vaga”, disse Aline. Mais tarde enviaremos todos os resultados da rodada de hoje.
A disputa masculina da Credicard MasterCard Tennis Cup 2005 começa no dia 23 de julho, paralelo aos jogos da semifinal feminina e o torneio se estende até o dia 30. No total, o torneio distribui US$ 100 mil em prêmios, além de pontos para os rankings da WTA e da ATP.
A Credicard MasterCard Tennis Cup é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com patrocínio da Credicard e MasterCard, co-patrocínio de Gillette Mach 3 Turbo e Megabanho XL Corona e apoio da Orbitall, Redecard, Contax, Dunlop, Fila, EMC2, Terroir, Unidas Rent a Car, Jornal Valor Econômico, Daruma Orga, Prefeitura de Campos do Jordão, Secretaria de Esportes de Campos do Jordão, Alpha FM, Band News FM, TV Bandeirantes, BandSports, Revista Tennis View, Canal 21, ATP, WTA, ITF e CBT.