Rio de Janeiro (RJ) – Foram definidos nesta sexta-feira os primeiros semifinalistas da terceira etapa do Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil Brasileiro, no Rio de Janeiro. Na categoria 12 anos masculino, o goiano Henrique Mazão, cabeça-de-chave 1 do torneio, foi surpreendido, mas Pedro Guimarães e Higor Silva garantiram a classificação. No feminino, a primeira pré-classificada Mariana Buffara confirmou o favoritismo e disputa a semifinal neste sábado. Ao todo dezesseis partidas, a partir das 10h, definem as vagas na final da etapa carioca no Paissandu Atlético Clube.
>>> Clique e confira mais sobre o torneio…
Henrique Mazão não conseguiu confirmar a condição de favorito e acabou eliminado nesta sexta pelo paulista Michel Haddad por 6/2 e 6/4. Já o brasiliense Pedro Guimarães, cabeça-de-chave 2 do torneio, assegurou a vaga nas semifinais ao vencer o paulista Felipe Gigliotti por 2 a 0, com parciais de 6/3 e 6/0. Outro pré-classificado a avançar foi o mineiro Higor Silva, terceiro cabeça, que venceu o jogo mais duro da rodada contra o carioca Bernardo Bertolucci por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 6/7 (0/7) e 6/4.
– Precisei de muita determinação para vencer. Comecei deixando ele jogar muito, não fui para cima dele como deveria. No segundo set ele conseguiu forçar o tie-break e foi para o tudo ou nada, venceu com sete winners. No terceiro aprofundei mais a bola para evitar que acontecesse a mesma coisa e acabou dando certo – diz Higor. – É bom pegar uma partida difícil como essa para ganhar ritmo de jogo e aprender um pouco. Tirei lições aqui e com certeza não vou cometer os mesmos erros no próximo jogo.
Em busca de uma vaga na final, Higor enfrenta agora Michel Haddad, enquanto Pedro Guimarães duela com Vitor Pinheiro, de São José dos Campos. Vitor garantiu a classificação ao superar o carioca Felipe Frias por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/4.
Entre as meninas da categoria 12 anos o favoritismo da paranaense Mariana Buffara se confirmou e ela avançou à semifinal sem muito trabalho: superou a carioca Mariana Guimarães por 2 sets a 0, com 6/2 e 6/0. Mariana enfrenta na briga pelo lugar na final a conterrânea Fernanda Amaral. Na outra semifinal, o duelo é entre a capixaba Iasmin Rosa e a paulista Carla Forte.
Nos 14 anos, o carioca Vitor Galvão provou que está em excelente fase ao garantir a vaga na semifinal com a vitória sobre o paulista Thomas Takemoto por 6/4 e 7/5. Seu adversário será definido na continuação da rodada, nesta sexta. No feminino, os confrontos já estão decididos: Gabriela Ce (RS) encara Milena Poffo (SC), enquanto Flavia Ribeiro (SP) joga contra Vivian Pietraroia (SP).
O Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil Brasileiro 2006 é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports e apoios de Unimed Seguros, Dunlop – a bola oficial do circuito, Olympikus – a marca esportiva oficial, Revista Tennis View e Confederação Brasileira de Tênis. Apóiam esta terceira etapa a Federação de Tênis do Rio de Janeiro, o Paissandu Atletico Clube e o Rio Copa.