Santos (SP) – Líder do ranking nacional na categoria 12 anos, o catarinense Renato Rosa Junior avançou à semifinal da etapa de Santos do Circuito Unimed de Tênis 2009 após ganhar a partida contra o conterrâneo Ruy Neto com sets apertados e jogo acirrado (6/3 e 7/6 (5)). “Estou feliz por ter ganhado, foram dois sets difíceis, mas eu consegui superar o nervosismo e vencer. Agora é cuidar do pé e treinar mais um pouco à tarde porque o jogo de amanhã [sábado] é muito puxado”, disse, referindo-se ao fato de ter machucado o pé no tie-break. Na busca por uma vaga na final, ele joga com o santista André Ponce, cabeça 4 – que por sua vez eliminou o carioca Lucas Raphael com 6/2 e 6/3.
>>> Clique aqui e saiba mais sobre o evento…
Ainda nos 12 masculino, o santista Igor Schattan se despediu da competição após a partida apertada com o gaúcho Pietro Silva, que finalizou com placar em 3/6, 7/5 e 6/1. Outra que não concorrerá ao troféu de campeã é a também santista Ana Caiuby, dos 12 feminino, que perdeu para Juliana Frota por 2 sets a 0 (6/0 e 6/1). A competição acontece no saibro do Tênis Clube de Santos, litoral paulista.
A oportunidade de chegar às semifinais parecem ter agitado os ânimos e elevado a força dos participantes, levando diversos jogos ao terceiro set. Foi o que aconteceu com o santista Gabriel Santos – de 14 masculino -, que perdeu o primeiro set por apertados 6/7(3), mas venceu os dois outros por 6/4 e 6/4, contra o paulista Vitor Lima. Vitória mais apertada foi a de Mathaus Spiering (MT) que conseguiu eliminar o mineiro João Cavallieri com placar de 6/7 (6), 6/1 e 7/6 (5). Na feminina, quem venceu foram Natalie Silveira e Ana Thomaz que jogaram contra – respectivamente – Fernanda Bacha (7/5, 4/6 e 6/1) e Bruna Correa (6/2 e 6/2).
No 16 masculino, o cabeça 4 Lucas Vaz perdeu para Fabio Costa por 6/4, 3/6 e 6/4 e o santista Kaue Pereira – cabeça 2 – venceu sobre Victor Souza com 6/2 e 6/2. Já os mais velhos, de 18 anos, reservou uma surpresa para os santistas. Caio Poitena – cabeça 5 – perdeu para o mineiro Gabriel Marcolino – cabeça 3 – por 6/1 e 6/3 e dá adeus ao pódio desta etapa. Nesta sexta-feira aconteceram os jogos de oitavas e quartas de duplas em todas as categorias e neste sábado serão as semi e as finais.
A disputa definirá os classificados para o Master da competição, ou seja, os oito melhores tenistas do ranking do circuito, nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos masculino e feminino. Esta etapa da competição acontece até domingo, dia 16 de agosto. No total, inscreveram-se para a competição 215 atletas representantes de 14 federações nacionais (SP, DF, SC, MG, RJ, AM, BA, PR, MT, CE, MS, RS, AP e GO).
A temporada de 2009 do Circuito Unimed de Tênis teve início pela cidade de Joinville (SC), passando por Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG). Após os jogos em Santos (SP), disputa segue para Americana, no interior de São Paulo, para os jogos do Master.
Prêmio – Os atletas que encerrarem a temporada na liderança do ranking do Circuito Unimed de Tênis, em cada categoria, faturam o prêmio de “Melhores Tenistas da Temporada”, com direito a uma semana de treinamento na Argentina, oferecida pelo IDTC (International Development Tennis Center), que tem como um de seus diretores o ex-tenista profissional Pablo Alabano, semifinalista de Roland Garros em duas ocasiões. Além disso, os tenistas também recebem uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500.
A 10ª edição do Circuito Unimed de Tênis é realizada e patrocinada pela Seguros Unimed, com o apoio da Unimed Brasil, IDTC (International Development Tennis Center), Banco Cruzeiro do Sul, Brasil Assitência, Revista Tennis View e Confederação Brasileira de Tênis e a organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos. A quarta etapa também recebe o apoio da Unimed Santos, do Tênis Clube de Santos, do Atlântico Hotel e da Federação Paulista de Tênis.