Rio de Janeiro (RJ) – Os tenistas de São Paulo dominaram as finais da terceira etapa do Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil Brasileiro, encerrada neste domingo no Paissandu Atlético Clube, no Rio de Janeiro. O estado ficou com cinco dos oito títulos em jogo na competição (nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos masculino e feminino), vencida também por representantes de Rio de Janeiro, Paraná e Brasília. O carioca Vitor Galvão, destaque da categoria 14 anos, foi o único tenista da casa a ser erguer o troféu que leva o nome do ex-tenista Thomaz Koch, padrinho do circuito, num domingo de sol e calor forte no Rio.
>>> Clique e saiba como foi a etapa…
Num duelo muito equilibrado contra o baiano Alexandre Schnitman, Galvão justificou a confiança do novo técnico, Ricardo Acioly, que o acolheu em sua equipe apesar da idade – Vitor é o único representante de sua categoria no centro de treinamento, voltado para jogadores de 16 a 18 anos. O tenista chegou a ter três match points contra, mas mostrou grande poder de recuperação para fechar a partida em 2 sets a 1, parciais de 6/7 (5/7), 6/2 e 7/6 (8/6).
– Nunca tinha jogado contra o Alexandre, ele começou o jogo muito confiante, acertando todas as direitas. No primeiro set eu tentei medir forças com ele e não deu certo, porque a bola dele é mais pesada do que a minha. No segundo set mudei de estratégia, tentei levantar mais a bola, usar mais slice, e deu certo. No terceiro set nós trocamos várias quebras de saque e no tie-break ele teve três match points. Mantive a cabeça no lugar, tentei arriscar na hora certa e consegui a vitória –
disse Vitor.
Na categoria 18 anos, a principal em disputa, o paulista Fernando Romboli confirmou a condição de favorito no duelo contra o carioca Ivan Machado e venceu por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 1/6 e 6/2. Um dos maiores nomes do cenário brasileiro, o tenista teve dificuldades no início da partida e no segundo set, mas deu a volta por cima e garantiu o troféu mais cobiçado do torneio.
– O jogo foi muito duro, senti um pouco a pressão de estar na final e a responsabilidade de vencer. Não comecei bem no jogo e nem sei como saí da situação em que estava, com 3 games a 0, que poderia ter definido todo o jogo. No segundo set me soltei mais e acabei errando muito, só no terceiro encaixei meu jogo. Estou super satisfeito com a vitória – disse Romboli.
Entre as meninas, vitória da paulista Karina Souza sobre a cabeça 1 do torneio, a catarinense Natália Cheng. Na categoria 16 anos, o paulista Lucas Lopasso deu uma prova de superação ao conquistar o torneio apesar de uma faringite que prejudicou seu desmpenho nos últimos dias. Ele derrotou na final deste domingo o paulista André Vidaller por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/3.
– Estava me sentindo mal antes do jogo, o calor também estava muito forte, mas consegui superar e acho que joguei bem. Desde o início do jogo senti que ele estava errando mais do que o normal, então tirei o peso da bola e deixei ele atacar, esperando o erro. Estou muito feliz com essa conquista, é a primeira etapa do Unimed que eu disputo e ser campeão é ótimo.
Depois de passar pelo Rio de Janeiro, o Circuito Unimed segue para outras cinco cidades, como Uberlândia (MG) e Goiânia (GO), antes de chegar ao Master, que reunirá os melhores da temporada em São Paulo, em novembro.
O Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil Brasileiro 2006 é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports e apoios de Unimed Seguros, Dunlop – a bola oficial do circuito, Olympikus – a marca esportiva oficial, Revista Tennis View e Confederação Brasileira de Tênis. Apóiam esta terceira etapa a Federação de Tênis do Rio de Janeiro, o Paissandu Atletico Clube e o Rio Copa.