Goiânia (GO) – A cerimônia de premiação de simples da 5a etapa do Circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro contará com a presença de quatr ex-tenistas profissionais que já defenderam o Brasil na disputa da Copa Davis: Thomaz Koch, Mauro Menezes, Alexandre Hocevar e Nelson Aerts. A grande decisão da competição acontece neste sábado, a partir das 08hs, no saibro do Country Club de Goiás (BR 153 – Km 13 – Aparecida de Goiania/GO -Tel.: 62 32836196)
Confira o perfil dos jogadores:
ALEXANDRE HOCEVAR
Campeão brasileiro de quadras rápidas, conquistou títulos de duplas em torneios Challengers, ao lado do irmão Marcos e de Nelson Aerts. Alcançou as oitavas-de-final de Roland Garros com Sérgio Casal. Chegou a ser 101o em simples e 159o em duplas.
MAURO MENEZES
Chegou à 30a posição no ranking de duplas da ATP, e à 168a de simples. Entre os melhores resultados da carreira, estão a final de duplas do Torneio de Roma, ao lado de Danilo Marcelino, e o título de Itaparica, com Fernando Roese. Atualmente, ele é técnico da equipe brasileira da Davis.
NELSON AERTS
Defendeu o Brasil por vários anos na Copa Davis e chegou à posição de número 103 no ranking de simples da ATP e à 63 no de duplas. Foi campeão brasileiro juvenil em 1975 e 1977, campeão do Banana Bowl em 77, campeão adulto em 1983 e 1986 e campeão Pan-americano por equipes em 1991 (Cuba). Além disso, nas duplas, foi vice-campeão do ATP de San Jose e do de Adelaide, cheou três vezes às oitavas-de-final do US Open (1985, 1987 e 1990) e conquistou quatro títulos de Challenger.
THOMAZ KOCH
É o segundo maior tenista brasileiro de todos os tempos: alcançou o 24o. posto no ranking mundial em simples e o 60o. em duplas. Viveu boa parte da sua carreira na era amadora do tênis, antes de 1968, quando o ranking não era computado e não havia registros dos principais resultados. Jogou ao lado dos maiores nomes do esporte, como Rod Laver, Arthur Ashe, Guillermo Vilas, Ion Tiriac, Andres Gimeno, Manuel Santana, Bjorn Borg, entre outros. Acumulou vitórias sobre Santana, Tiriac, Gimeno e Vilas, alcançou às quartas-de-final de Wimbledon, Roland Garros e do US Open e, no que se tem registro, foi campeão dos ATPs de Caracas e de Barcelona e vice no Sudão e em Nuremberg, além de ter alcançado a semifinal de inúmeros ATPs pelo mundo. Foi também campeão de duplas mistas em Roland Garros, com Fiorella Bonicelli e por duas vezes foi quadrifinalista de duplas em
Roland Garros, tendo chegado também à semi em Wimbledon. Na Copa Davis é o brasileiro que mais confrontos disputou (44 em 16 anos) e é o sétimo tenista que mais venceu em toda a história da competição entre nações (74 a 44), chegando duas vezes à semifinal, em 1966 e 1971.