Campo Grande (MS) – O gaúcho Thomaz Koch, tenista brasileiro com o maior currículo em disputas de Copa Davis – foram 44 confrontos durante 16 anos – acredita em um duelo acirrado entre brasileiros e colombianos, a partir desta sexta-feira, na Cidade de Tunja, Colômbia. “Acho que está muito dividido e vai ser muito duro. A vantagem brasileira é ter um jogo que está mais para nós que é a dupla com André Sá e Marcelo Melo”, analisou. Koch estará em Campo Grande para acompanhar as semi e finais da segunda etapa do Circuito Unimed de Tênis durante o sábado e domingo.
Com toda a sua experiência neste tipo de competição, Koch dá a receita para que o estreante Franco Ferreiro possa ter um bom desempenho. “Ele é jogador de físico forte e bons golpes, então o importante é não colocar muita pressão nele e deixá-lo jogar bem solto”, aconselhou. “Ele entra como franco atirador, mas jogar Copa Davis é muito diferente dos torneios do circuito. Ele será a incógnita do time brasileiro”, avalia Koch.
Semifinalista pelo Brasil na principal competição entre nações em 1966 e 1971, Thomaz reconhece as dificuldades do confronto diante dos colombianos, mas mostra otimismo. “Sempre aposto no Brasil e na vitória. Sou otimista por natureza, mas ainda mais pelo fato de nunca termos perdido para a Colômbia. Isso pode ser um fator importante”, disse.
A chegada de Koch em Campo Grande está prevista para as 15h deste sábado. O tenista participa de um Pro-am – disputa envolvendo profissionais e amadores – no Rádio Clube de Campo (Av. Interlagos, 477 – Campo Grande/ MS – 67 3387-5091). No domingo, o segundo maior tenista brasileiro depois de Gustavo Kuerten, o Guga, acompanha as partidas da grande final da etapa de Campo Grande.
Nesta sexta-feira, a rodada definirá os semifinalistas do torneio, que teve a inscrição de 108 atletas de 12 estados brasileiros.
De Campo Grande, o Circuito Unimed de Tênis 2009, que teve início na cidade de Joinville (SC), segue para Uberlândia (MG) e Goiânia (GO), até chegar a Americana, no Interior de São Paulo, para os jogos do Master. Classificam-se para o Master os oito melhores tenistas das quatro primeiras etapas, em cada categoria. Aqueles que encerrarem a temporada na liderança do ranking do circuito faturam o prêmio de “Melhores Tenistas da Temporada”, com direito a uma semana de treinamento na Argentina, oferecida pelo IDTC (International Development Tennis Center), que tem como um de seus diretores o ex-tenista profissional Pablo Albano, semifinalista de Roland Garros em duas ocasiões. Além disso, os atletas também recebem uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500.
A 10ª edição do Circuito Unimed de Tênis é realizada e patrocinada pela Seguros Unimed, com o apoio da Unimed Brasil, IDTC (International Development Tennis Center), Banco Cruzeiro do Sul, Revista Tennis View e Confederação Brasileira de Tênis e a organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos. A segunda etapa também recebe o apoio da Unimed Campo Grande, do Rádio Clube de Campo, do Bristol Exceler Plaza Hotel e da Federação Sul-Matogrossense de Tênis.