Vários tenistas que estão em Florianópolis, nesta semana, disputando a 1a etapa do Circuito Unimed de Tênis Infanto-juvenil Brasileiro, aproveitam o alto nível técnico da competição para ganhar ritmo e se preparar para a disputa das últimas etapas do Circuito Cosat- gira sul-americana que garante aos seis melhores de cada categoria, convite para jogar a gira européia na metade do ano.
Rafael Paez, que fez hoje sua estréia na chave dos 16 anos e venceu Henrique Alves(SC) por 6/0 6/1 é um deles. Paez, cabeça-de-chave 1, teve problemas para conseguir o visto americano em dezembro do ano passado e perdeu o prazo para a disputa dos torneios nos Estados Unidos. Por isso, fez uma longa e forte pré-temporada, já conseguiu bons resultados no início do ano em torneios disputados em São Paulo e agora quer embalar de vez, com uma boa campanha em Florianópolis.
“ Vou jogar o Unimed aqui em Floripa, volto para casa uma semana e depois já vou para o Chile, Uruguai, Argentina, Paraguai e depois volto ao Brasil. Meu objetivo nesta temporada é ficar entre os 10 do ranking brasileiro”, disse o tenista que joga o primeiro ano da categoria. “ Acho que depois de uma certa idade já não sentimos tanto a troca de categoria, a força e a altura se equivalem e a experiência é que faz a diferença,” concluiu.
Rodrigo Traldi é outro atleta dos 16 anos que também faz desta 1a etapa do Unimed uma preparação para encarar o Cosat. Ao contrário de Paez, Traldi está em seu segundo ano na categoria 16 e em 2005 já jogou a gira para ganhar experiência e essa é a temporada de colher os resultados. Nos quatro primeiros torneios que disputou neste início de ano, venceu os quatro e chega como um dos favoritos ao título na capital catarinense. Na primeira rodada, Traldi enfrenta, ainda hoje, Edegar Zili Jr(SC).
FEMININO COMEÇA AMANHÃ
A partir desta quinta-feira terão inicio as disputas da chave feminina em todas as categorias, dos 12 aos 18 anos. A disputa começa a partir das 8h30 min na sede da Federação Catarinense de Tênis.