Tenistas de quatro estados conquistaram o título da 1a. etapa do Circuito Unimed de Tênis Infanto-juvenil Brasileiro, neste domingo, 29, nas quadras da Federação Catarinense de Tênis, em Florianópolis.
Santa Catarina e Rio Grande do Sul dividiram a maioria dos títulos, com três troféus para cada estado. Distrito Federal e Paraná ficaram com os dois troféus restantes.
Nos 12 anos, Pedro Guimarães mostrou que está aprendo rápido as dicas do pai, Santos Dumont e do amigo Raony Carvalho. Batendo forte na bola, marcou 6/1 6/3 em Diogo Casa(RS) e levantou o troféu da etapa inaugural do mais tradicionais circuito juvenil do país.
No feminino, jogando em casa, Mariah Plauth terminou invicta a disputa do grupo e sagrou-se campeão neste domingo ao ganhar de Camila Poffo(SC) por 7/5 e 6/4.
Nos 14 anos, jogo duro no masculino, onde Eduardo Bencke(RS) levou a melhor sobre o paulista Thomas Takemoto , fazendo 7/6(2) e 6/3, para ficar com o título. No feminino, a paranaense Flávia Bueno desbancou todas as favoritas e na decisão, marcou 6/2 6/4 em Bárbara Gueno(SC) para levantar o primeiro troféu de Circuito Nacional da temporada.
Nos 16 anos, Rodrigo Traldi(SC) continua imbatível. Em 25 dias, jogou cinco torneios e venceu os cinco, perdendo apenas um set na decisão de hoje para o paulista Rafael Paez. Apesar das câimbras e do cansaço, Traldi conseguiu virar o placar e sair com o título. As parciais foram 4/6, 6/1 e 6/3.
No feminino, a gaúcha Juliana Pires não desperdiçou a chance e marcou 6/2 7/5 em Giulia Marques(SP).
THOMAZ KOCH PRESTIGIA FINAIS E DÁ DICAS PARA OS TENISTAS
O Rio Grande do Sul também ficou com o título da principal categoria juvenil, os 18 anos masculino, quando Marcelo Demoliner, de Caxias do Sul, superou João Vitor Costa, do Espírito Santo, em dois duríssimos sets, parciais de 7/5 e 6/3.
A presença de Thomaz Koch, “padrinho” do Circuito Unimed 2006 na premiação da etapa, só valorizou a conquista dos juvenis e Demoliner mereceu elogios do mestre.
“Foi muito legal vencer essa 1a. etapa do Unimed aqui em Floripa, ainda mais com o Koch vendo o jogo, um especialista em saque e voleio. E depois ele me deu umas dicas, foi muito bom, disse que meu jogo de fundo de quadra melhorou, mas que ainda posso variar mais o saque e melhorar o aproach (aproximação da rede). Isso é muito bom e me ajuda bastante”, explicou Demoliner.
“Eu acredito no tênis como formador de pessoas e de atletas. É uma educação para a vida, ensina respeito, educação e promove saúde. E estarei sempre aqui para dar dicas aos tenistas que quiserem conversar, é só me procurar”, disse Koch.
Nos 18 anos feminino, Gabriela Vieira foi a grande surpresa do torneio. Depois de ficar seis meses sem treinar em 2005, por causa de uma tendinite, Gabi voltou a entrar em quadra no Masters do Unimed, quando levantou o troféu e agora, depois de uma boa pré-temporada com o técnico Marcio Carlsson, a tenista está de volta com força total, para jogar seu primeiro ano de 18, embora já esteja participando da categoria, com sucesso, há dois anos. Após eliminar as principais favoritas, em Santa Catarina, Gabriela Vieira derrotou na final Karina de Souza(SP) com bastante tranqüilidade, com um duplo 6/2.
Com este título, a catarinense inicia a temporada com boas expectativas, mostrando um bom nível técnico e muita vontade de crescer.
“Espero conseguir um patrocínio para poder viajar e disputar as últimas etapas do Cosat, do Uruguai em diante, e o objetivo é jogar bem esse ano todo e tentar entrar em alguns profissionais que aconteçam no Brasil”, disse Gabriela.
Além da capital catarinense, outras sete etapas classificatórias acontecerão ao longo do ano, passando também por Itajaí, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outras cidades, culminando no Master, que reunirá os oito melhores tenistas do circuito e mais um convidado. Os campeões gerais do circuito receberão como prêmio uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500.
O Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil Brasileiro 2006 é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports e apoios de Dunlop, Revista Tennis View e Confederação Brasileira de Tênis. A primeira etapa também é apoiada pela Federação Catarinense de Tênis e pelo Hotel Maria do Mar.
Resultados Finais:
12F
Campeã: Mariah Plauth(SC)
Vice: Fernanda amaral(PR)
12M
Pedro Guimarães(DF) v Diogo Casa(RS) 6/1 6/3
14F
Flávia Bueno(PR) v. Bárbara Gueno(SC) 6/2 6/4
14M
Eduardo Bencke(RS) v. Thomas Takemoto(SP) 7/6(2) 6/3
16F
Juliana Pires(RS) v. Giulia Marques(SP) 6/2 7/5
16M
Rodrigo Traldi(SC) v. Rafael Paez(SP) 4/6 6/1 6/3
18F
Gabriela Vieira(SC) v. Karina de Souza(SP) 6/2 6/2
18M
Marcelo Demoliner(RS) v. João Costa(ES) 7/5 6/3