Joinville (SC) – O segundo melhor tenista da história do país Thomaz Koch prestigiou as finais da etapa de Joinville do Circuito Unimed de Tênis e saiu satisfeito com o que viu. “Parabéns a todos os jogadores. É uma satisfação estar aqui e acompanhar os jogos. O nível técnico do Circuito Unimed de Tênis tem melhorado a cada ano. Isso mostra que vocês estão no caminho certo e têm futuro bem legal”, falou Koch durante a cerimônia de premiação. O tenistas do Estado de Santa Catarina dominaram as finais e levaram seis das oitos categorias em disputa.
O ex-número 24 na ATP e o jogador que mais defendeu o País em confrontos de Copa Davis, Koch aproveitou a oportunidade para dar conselhos aos jovens talentos. “Não tem segredo para o sucesso. Basta muito trabalho, humildade e perseverança. Alguns vão chegar mais longe, outros mais perto, mas o importante mesmo é que vocês sempre busquem o máximo do potencial de vocês. Boa sorte nas próximas”, completou.
Na categoria 18 anos, que antecede o profissionalismo, Rodrigo Schaeffer conquistou o título ao marcar 2 sets a 0 sobre o também catarinense Rafael Bugiga, parciais de 6/3 6/1. Na chave feminina, a gaúcha Marina Bohrer, principal favorita, venceu a santista Nayara Moraes, parcias de 7/6(4) e 6/0/.
A paulista Ana Pinto mostrou agressividade em quadra para vencer a mineira Verônica Lacerda em dois sets, parciais de 6/1 6/2. “Joguei bem, subi muitas vezes a rede para finalizar o ponto. Espera esse título porque tenho treinado muito”, comemorou a campeã. Na chave masculina, o catarinense Karue Sell faturou o título após boa vitória diante do principal favorito e número um do ranking da CBT, Vitor Galvão, do Rio de Janeiro, por 6/2 e 6/3.
Nos 14 anos, em duelo de catarinense de quase três horas Rafael Niemezewski venceu, de virada, o segundo favorito João Walendowsky, parciais de 4/6, 6/3 e 6/4. Entre as garotas, outra final envolvendo tenistas de Santa Catarina. Jordana Peres levou a melhor diante de Ana Baran e ficou com o título após vitória em três sets, parciais de 6/2, 2/6 e 6/2.
Na categoria 12 anos, o tenista prata da casa do Joinville Tênis Clube, Renato Junior, fez a festa da torcida ao superar o principal favorito da competição, Thiago Iglesias, do Rio de Janeiro, por 6/1 e 6/2. “Joguei bem, não esperava muito ganhar porque o Tiaghuinho joga muito bem. É muito bom ganhar em casa, no meu clube, é um incentivo a mais para jogar”, falou o campeão. Entre as meninas, a disputa foi em grupo e a ganhadora foi a catarinense Ana Batista com três vitórias. O vice ficou coma a paulista Julia Iarocrinski, que somou dois triunfos.
A Temporada de 2009 – O Circuito Unimed de Tênis 2009 será disputado em quatro etapas e os oito melhores destas seletivas, em cada categoria, serão convocados para o Master, que define quem são os “Melhores Tenistas da Temporada”, com direito a viagem oferecida pelo IDTC e a uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500. Após os jogos em Joinville, o torneio segue para Campo Grande (MS), Uberlândia (MG) e Goiânia (GO), chegando a Americana, no Interior de São Paulo, para a “Grande Final”.
A 10ª edição do Circuito Unimed de Tênis é realizada e patrocinada pela Seguros Unimed, com o apoio da Unimed Brasil, IDTC (International Development Tennis Center), Banco Cruzeiro do Sul e Revista Tennis View e a organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos. A primeira etapa também recebe o apoio do Joinville Tênis Clube, do Joinville Tourist Hotel, da Federação Catarinense de Tênis e da Confederação Brasileira de Tênis.
Circuito Unimed de Tênis 2009
1a etapa – de 31 mar a 05 abr – Joinville Tênis Clube (Rua Aube, 177 – Centro – Joinville/ SC – 47-3433-1470)
2a etapa – de 04 mai a 10 mai – Rádio Clube de Campo (Campo Grande/ MS)
3a etapa – de 01 jun a 07 jun – Praia Clube (Uberlândia/ MG)
4a etapa – de 10 ago a 16 ago – Country Clube de Goiás (Goiânia/ GO)
Master – de 16 set a 19 set – Centro de Tênis Mário Coronelli (Americana/ SP)
Resultado das finais [05/abril/2009]
12 M
Renato Junior (SC) d. Thiago Iglesias (RJ) 6/1 6/2
14 M
Rafael Niemezewki (SC) d. João Walendoowky (SC) 4/6 6/3 6/4
12 F
Ana Batista (SC) d. Julia Iarocrinski (SP) 6/1 6/1
Bruna Silva (SC) d. Natália Chundo (RS) 6/2 6/0
14 F
Jordana Peres (SC) d. Ana Baran (SC) 6/2 2/6 6/2
16 F
Ana Pinto (SP) d. Verônica Lacerda (MG) 6/1 6/2
16 M
Karue Sell (SC) d. Vitor Galvão (RJ) 6/2 6/3
18 M
Rodrigo Schaefer (SC) d. Rafael Bugiga (SC) 6/3 6/1
18 F
Marina Bohrer (RS) d. Nayara Moraes (SP) 7/6(4) 6/0