Depois de causar surpresas em São Paulo e no Paraná, avançando na competição, os tenistas de Projetos Sociais do Rio Grande do Sul também estão se destacando na Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário, em Porto Alegre. Nesta quinta-feira, abertura da chave feminina dos 14 anos, nas quadras da PUC-RS, integrantes da Fundação Tênis e do Projeto Wimbeledon marcaram importantes vitórias no torneio que premia os campeões com uma bolsa de estudos e treinamento inédita, em uma das melhores academias de tênis do mundo, a Sanchez-Casal. Com inscrições gratuitas – www.trysports.com.br – o torneio é aberto a estudantes das categorias 12, 14, 16 e 18 anos e ainda tem disputas no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário está se provando uma excelente oportunidade de incentivo para projetos sociais, como é o caso do Projeto Wimbelemdon e também da Fundação Tênis. A professora Fernanda Ens, uma das colaboradoras do projeto Fundação Tênis, entende que é uma forma das crianças conhecerem a estrutura de um torneio de qualidade. “Alguns alunos nunca tinham jogado em uma quadra oficial, por exemplo. A Copa Itaú é uma ferramenta bem estruturada para inserir socialmente esses jovens no mundo do tênis”, explica Fernanda.
Thalia Rosalino (Escola Nehyta Martins Ramos/Porto Alegre), integrante da Fundação Tênis, estreou nesta quarta com vitória sobre Carine Soares (Escola José Mariano/Porto Alegre), por 6/2 e 6/1. A Fundação torna possível o exercício do tênis em comunidades carentes, e é por meio desse esforço conjunto que Thalia treina há cerca de quatro anos. “Estou nervosa para o próximo jogo, mas o torneio é ótimo porque podemos colocar em prática o que aprendemos nas aulas”, explica a atleta que enfrenta na próxima rodada Ana Laura John (Escola Santa Terezinha/Taquara), a campeã da categoria 12 anos da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2009.
A fim de contribuir para o desenvolvimento técnico de tenistas brasileiros, ressaltando a importância de manter o foco na formação intelectual por meio dos estudos, a Copa Itaú está reunindo tenistas e estudantes de instituições de ensino público e particular nas categorias 12, 14, 18 anos e universitário, masculino e feminino, com confrontos de simples e duplas e inscrições gratuitas, em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Nesta quinta, segundo dia de competições da categoria 14 anos da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010, Carlos Schneider (Escola Nossa Senhora Medianeira/Candelária) venceu Renan Lima (Escola Evarista Cunha/Porto Alegre), por duplo 6/0. Schneider, que está entre os 60 primeiros do ranking da Confederação Brasileira de Tênis, está competindo em Porto Alegre, mas vive em Candelária com a família e viaja 50km com o pai até Cachoeira do Sul para treinar. A rotina se repete no mínimo três vezes por semana para manter o ritmo forte e a boa resistência. “O prêmio é com certeza, um estímulo para os treinos”, explica o estudante vencedor. Na próxima disputa o adversário de Schneider será o atleta Daniel De Boer (Colégio Província de São Pedro/Porto Alegre).
Stefano Blatt (Colégio Sinodal/São Leopoldo) também se destacou na partida em que saiu vencedor contra Thaylor Santos (Escola Doutor Glicério Alves/Porto Alegre), por 6/0 6/0. Blatt, que é o quarto colocado no ranking da Federação Gaúcha de Tênis, acredita que teve uma boa atuação e pretende se esforçar nas próximas rodadas para manter o ritmo de vitórias. “Ir para Barcelona é só mais um motivo para eu dar o máximo de mim”, explica o atleta. Blatt enfrenta na sexta o vencedor da disputa entre Leonardo Rosa (Colégio Farroupilha/Porto Alegre) e Felipe Thofern (Escola Mário Quintana/Pelotas).
Rio de Janeiro – Enquanto a categoria 14 anos da Copa Itaú sendo disputada em Porto Alegre, o Rio de Janeiro recebe no Fazenda Clube Marapendi, a partir deste sábado, os jogos da categoria 18 anos. São Paulo e Paraná já definiram os campeões do torneio escolar e universitário.
Como prêmio os 32 campeões ganham uma bolsa de estudos e treinamento em uma das mais conceituadas academias do mundo, a Sanchez-Casal, em Barcelona.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário realiza seletivas estaduais que premiam os campeões das chaves de simples com uma bolsa de curso de idioma e treino de tênis fora do País, com todas as despesas pagas, além de oferecer troféu à melhor escola e universidade do Estado, de acordo com a soma dos resultados de seus alunos, nas chaves de simples e de duplas.
No ano passado, os campeões ganharam como prêmio a viagem aos Estados Unidos, com aulas de tênis e inglês, na academia Sanchez-Casal da Flórida.
Inscrições gratuitas beneficiam atletas de todas as classes sociais – Um dos diferenciais da Copa Itaú de Tênis está no fato de que a competição beneficia alunos-atletas de todas as classes sociais, sem nenhuma distinção, ao isentar todos os participantes de taxa de inscrição; propor disputas regionais que evitam o deslocamento dos atletas para outros Estados; e oferecer estrutura de competições oficiais dos calendários estaduais e nacional, com camisetas do evento e serviços de fisioterapia, boleiro e arbitragem.
Clínica de Tênis – Cada seletiva da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 terá clínicas de tênis gratuitas ministradas por profissionais da área. Em Porto Alegre, quem vai dar as dicas será o treinador Cristiano Testa, ex-tenista profissional, que já foi top 100 de duplas da ATP. A clínica está programada para o dia 22 de maio, sábado, das 10h às 12h30min, nas quadras do Complexo.
Palestra Sobre Prevenção de Lesões – Em todas as etapas da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010, tenistas, pais, técnicos, profissionais da área de saúde e demais interessados terão a oportunidade de participar de uma palestra sobre prevenção de lesões esportivas. A atividade é ministrada pelo médico Rogério Teixeira da Silva, presidente do NEO (Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia), Mestre e Doutor em Ortopedia e Medicina Esportiva pela UNIFESP, além de ter sido eleito Presidente do Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT para o biênio 2009/2010. Na capital gaúcha, esse encontro ocorrerá no sábado, 29 de maio, às 14h, na sala 707 (sétimo andar), do Complexo Esportivo da PUCRS.
Tanto a clínica quanto a palestra são abertas e gratuitas a pais, tenistas, treinadores e à comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail rs@copateniseu.com.br e rj@copateniseu.com.br . O mesmo e-mail também deve ser usado para garantir lugar em qualquer uma das categorias da Copa Itaú.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.
As inscrições para a próxima categoria a ter confrontos na Copa Itaú, os 18 anos, podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 17 de maio, pelo e-mail rs@copateniseu.com.br. Os jogos, em todas as categorias, serão sempre de quartas a sábados até 29 de maio (confira programação abaixo).
Cronograma
RIO GRANDE DO SUL
Local: Pontifícia Universidade Católica (Porto Alegre/ RS)
Informações: rs@copateniseu.com.br
Fax: (51) 3245-3925
Categoria 12 anos – de 5 a 8 de maio (disputa encerrada)
Categoria 14 anos – de 12 a 15 de maio – (em disputa)
Categoria 18 anos – de 19 a 22 de maio – inscrições até o dia 17 de maio de 2010
Categoria universitário – de 26 a 29 de
Cronograma
RIO DE JANEIRO
Local: Fazenda Clube Marapendi (Rio de Janeiro/RJ)
Informações: rj@copateniseu.com.br
Fax: (21) 2480-7130
categoria 12 anos – de 8 a 11 de maio – conclusão da etapa adiada
categoria 18 anos – de 15 a 18 de maio – inscrições encerradas
categoria 14 anos – de 22 a 25 de maio – inscrições até o dia 14 de maio de 2010
categoria universitário – de 27 a 30 de maio – inscrições até o dia 20 de maio de 2010