Campinas (SP) – Tenistas de cinco estados disputarão neste domingo, a partir das 9h, as finais da quarta etapa do Circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro, que está sendo realizada nas quadras de saibro da Sociedade Hípica de Campinas, no interior de São Paulo. Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso terão representantes brigando pelos títulos das oito categorias em jogo no torneio.
Na final da categoria 18 anos masculino, a disputa será entre os paulistas Dariel Leon e Edésio Semençato. Neste sábado, Leon superou na semifinal o paulista Victor Vaz por 2 sets a 1, com parciais de 4/6 6/0 e 6/1. O tenista, que não participou das três primeiras etapas do Circuito Unimed, luta pelo primeiro título da temporada.
– Ventou muito na hora da minha partida, estava bem difícil de jogar. No início não estava sentindo muito bem a bola, mas aos poucos fui me encontrando em quadra e acho que ele cansou um pouco, o que facilitou a minha recuperação – disse Leon, que espera uma final equilibrada contra Edésio. – Ele é um tenista muito agressivo, ataca bastante, e com certeza vai ser um jogo muito duro.
A decisão feminina dos 18 anos será entre a catarinense Lorena Valente, dona de dois títulos do circuito na atual temporada e cabeça-de-chave 1 em Campinas, e a paulista Paula Pereira. Lorena conquistou a vaga ao superar na semifinal a paulista Camila Pina por 7/5 e 6/0, enquanto Paula deixou para trás a paranaense Ana Poletto por 6/3 e 6/2.
O paulista Ricardo Siggia, primeiro pré-classificado dos 16 anos, decide o título da categoria contra Henrique Cunha, também de São Paulo. O tenista venceu neste sábado o conterrâneo Rafael Garcia por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7/1)e 6/2.
– O primeiro set foi muito equilibrado. Tive um set point e acabei fazendo uma dupla falta, o que acabou complicando um pouco as coisas. Mas consegui me recuperar e joguei melhor na segunda parcial – disse Siggia, que enfrenta na final um companheiro de equipe. – Eu e Henrique treinamos juntos, então um conhece muito bem o jogo do outro. Sem dúvida vai ser muito parelho.
No feminino, o título da categoria 16 anos será decidido entre Nathalia Rossi e Claudia Borges. João Vitor Fernandes, do Mato Grosso, e Lucas Gobbi, de São Paulo, farão a final dos 14 masculino, enquanto a paulista Flávia Borges, primeira cabeça-de-chave, e a paranaense Isabela Miro brigarão pelo troféu no feminino.
A categoria 12 anos terá na decisão dois confrontos entre os cabeças-de-chave 1 e 2. No feminino, a carioca Karen Ching, primeira pré-classificada, e Martina Yugel (SP), segunda da lista, brigam pelo título. No masculino, o duelo será entre os paulistas Matheus Costa, cabeça 1, e Thiago Pinheiro, segundo favorito.
O Circuito Unimed de Tênis infanto-juvenil brasileiro 2005 é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos e o apoio de Head/ Penn – Brasil, CBT, Revista Tennis View, Federação Paulista de Tênis e Sociedade Hípica de Campinas. Penn é a marca da bola oficial do circuito.