Santos (SP) – A primeira etapa da Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2008 conheceu na tarde deste domingo os campeões das categorias 12, 14, 16 e 18 anos – masculino e feminino. Tenistas de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Santa Catarina e Paraná conquistaram o título neste domingo, no Tênis Clube de Santos.
O principal destaque foi a catarinense Luana Trautwein, que dominou a categoria 12 anos faturando o troféu em simples e duplas. A tenista conta diariamente com o apoio de Larri Passos, treinador do tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten, e comemorou a campanha em Santos. “Estou muito feliz por ter ganho as duas finais”.
Além de competente dentro de quadra, a jovem tenista também tem sorte fora dela. Aos oito anos de idade, o pai de Luana propôs que a família se mudasse de Blumenau para Balneário Camboriú, em Santa Catarina. A mãe da garota procurava uma academia de tênis para a filha poder treinar e encontrou a Larri Passos Tênis Pró, onde havia apenas uma vaga disponível, ocupada por Luana até hoje.
Há três anos sob coordenação de Larri e Djan Carlos Cunha, a campeã quer chegar longe no tênis. “Acho muito bom treinar na academia do Larri porque se ele já fez um número um do mundo eu posso chegar lá também”, promete. Cunha acompanhou a tenista em Santos durante toda a semana e acredita no potencial da garota. “Ela tem os golpes bem formados e o jogo dela está fluindo muito bem”, disse. “O Larri está sempre na academia com uma palavra para motivá-la. Ela é muito determinada e eu sinto uma vontade especial nela de ir longe”, completou. Luana confirma a opinião do técnico. “O Larri sempre diz para eu ter sempre obstinação”. Neste ano Luana segue na categoria 12 anos nos torneios brasileiros e na categoria 14 anos nos torneios estaduais de Santa Catarina.
Carlos Severino vence nos 18 – O carioca Carlos Severino foi o grande campeão na categoria 18 anos. Jogando pela primeira vez em Santos, o tenista impôs seu jogo sobre o paulista Renato Terra para faturar a categoria 18 anos, por 6/2 e 6/1. “A chave estava muito difícil, quase
perdi no primeiro jogo, mas hoje entrei bem concentrado e indo para cima dele”, contou o campeão. O vice Terra elogiou o carioca. “Ele jogou bem a semana toda e tem todo o mérito pela vitória”.
Na categoria 16 anos, a paranaense Priscila Garcia mostrou porque era a principal favorita do torneio e derrotou a carioca Sabrina dos Reis em dois sets, parciais de 6/3 e 6/4. Entre os garotos, o paulista João Sorgi foi o vencedor ao vencer o paranaense Valentin Gonçalves por 6/3 e 6/2.
Com apenas 11 anos e jogando uma categoria acima da sua, Beatriz Maia não se intimidou e foi campeão nos14 anos depois de vencer a paranaense Leciane Silva por duplo 6/2. “Meus jogos com ela são sempre duros e este também foi. O resultado não quer dizer nada”, contou. “O importante é que eu me diverti em quadra nessa semana”.
No masculino, o cearense Thiago Monteiro surpreendeu o principal favorito Gustavo Castro, do Paraná, parciais de 7/5 e 6/0. “O primeiro set foi difícil, mas depois me soltei. Esse título vai me dar confiança e quero melhorar cada vez mais para terminar o ano entre os cinco melhores”,
disse.
O baiano Silas Cerqueira foi mais um favorito a conquistar a 1ª etapa da Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup. Na decisão, ele ganhou do paulista Antonin Haddad por 6/3 e 6/1. No feminino, Luana Trautwein derrotou a paulista Letícia Vidal por 6/0 e 6/1.
O Circuito – A segunda etapa da Credicard Citi MasterCard Junior´s Cup acontece em Campinas (SP), entre os dias 7 e 13 de abril. De lá os jogos seguem para Uberlândia (MG), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), até retornar a São Paulo para o Master, que reúne apenas os oito melhores
tenistas das etapas classificatórias, em cada categoria.
O circuito Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2008 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard Citi e da MasterCard, além do apoio da academia Sanchez-Casal, da Dunlop – a bola oficial, da Unimed Seguros, Olympikus – a marca esportiva oficial, da Confederação Brasileira de Tênis e da Revista Tennis View. A primeira etapa também recebeu o apoio do Tênis Clube de Santos, A Tribuna, Atlantico Hotel e Federação Paulista de Tênis.