Motivação, coragem e superação foram algumas das características que marcaram a disputa da categoria 14 anos da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário realizado no fim de semana, no Paraná. O torneio que aconteceu nas quadras do Clube do Tênis, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, contou com a presença do tenista Marcus Vínicius Jaszczerski (Ágape), portador de deficiência física nos membros superiores. O tenista que há dois anos pratica tênis mostrou em quadra garra, determinação e perseverança chegando a emocionar e surpreender a todos que o assistiam na partida. Na disputa, Jaszczerski perdeu para o adversário José M.Hillani (Positivo) pelo placar de 6/1 6/3, mas o resultado foi o que menos importou. “Valeu muito a experiência deste jogo, pois me senti mais motivado para continuar jogando o tênis e foi muito bacana ver a platéia aplaudindo”, comenta.
O tenista fala como foi o despertar para a prática do esporte. “Sempre gostei muito de assistir às partidas de tênis, por isso fiz a escolha dessa modalidade”. Por seu próprio interesse Jaszczerski, que treina na Marco Silva Academia, decidiu fazer a sua inscrição e disputar o seu primeiro torneio. “Fiquei sabendo da Copa Itaú por meio de um colega, daí fui me informar de como seria a realização e acabei me inscrevendo”. Segundo o tenista, o evento foi um marco em sua vida. “Agradeço a oportunidade de fazer parte dos atletas da Copa Itaú, pois este foi um momento muito especial. A partir desta chance, de disputar um torneio grande, decidi que vou me dedicar e focar muito mais no tênis, até me profissionalizar”.
Além de sua motivação pessoal, o atleta conta com o apoio dos pais o dentista Marco Aurélio Pereira Jaszczerski e a veterinária Deise Cristiane Ferronato. “O Marcus Vinicius é um motivo de grande incentivo para as outras crianças. Depois desta competição, foi ele que nos mostrou que não há limitações para a prática do esporte”, revela Deise.
Segundo a mãe do atleta atividades físicas sempre fizeram parte de sua rotina. “Desde pequeno sempre incentivamos a prática do esporte mostrando para o Vinícius que tudo era possível”. Além do tênis, ele já praticou outras modalidades, como o futebol, onde jogou por cinco anos, o judô, o vôlei e o frescobol, que foi a atividade inspiradora para o tênis. Fora essas atividades o tenista ainda dispõe de um tempo para tocar bateria.
Deise também ressalta o quanto é importante a prática do esporte como porta para a integração social dessas crianças. “Depois que o meu filho iniciou suas atividades esportivas, adquiriu mais amigos e ficou mais confiante”, diz. Ela ainda pondera que há muitas falhas na socialização das crianças com algum tipo de deficiência, devido à falta de apoio e de estrutura. “O que mais motiva essas crianças são os incentivadores, e é exatamente isso que falta”, completa.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento técnico de tenistas brasileiros, ressaltando a importância de manter o foco na formação intelectual por meio dos estudos, a Copa Itaú reúne tenistas e estudantes de instituições de ensino público e particular nas categorias 12, 14, 18 anos e universitário, masculino e feminino, com jogos de simples e duplas e inscrições gratuitas, em São Paulo, no Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, até o dia 30 de maio. Ainda há inscrições abertas para diferentes categorias e estados no www.trysports.com.br .
A competição – Lançada em 2009, a Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário trouxe ao Brasil um novo modelo de auxílio no desenvolvimento de tenistas. Agora, os atletas que já levam o nome de seus clubes e academias a diferentes regiões do Brasil por meio de competições promovidas pelas federações e confederação, também terão a oportunidade de representar suas instituições de ensino dentro de quadra. Muito comum em instituições de ensino norte-americanas, o modelo de aproximar universidades e escolas do dia-a-dia dos alunos interessados na prática de qualquer modalidade esportiva traz inúmeros benefícios à vida dos atletas, incluindo o de ressaltar a importância de manter a saúde do corpo sem perder o foco na formação intelectual. No ano passado, a competição premiou 24 campeões com uma viagem aos Estados Unidos, e neste ano, de acordo com o plano de expansão do torneio que incluiu no calendário a etapa do Rio de Janeiro, o número de beneficiados sobe para 32.
Palestra Sobre Prevenção de Lesões – Em todas as etapas da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010, tenistas, pais, técnicos, profissionais da área de saúde e demais interessados terão a oportunidade de participar de uma palestra sobre prevenção de lesões esportivas. A atividade é ministrada pelo Dr. Rogério Teixeira da Silva, presidente do NEO (Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia), Mestre e Doutor em Ortopedia e Medicina Esportiva pela UNIFESP, além de ter sido eleito Presidente do Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT para o biênio 2009/2010.
Clínica de Tênis – Cada seletiva da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 terá clínicas de tênis gratuitas ministradas por profissionais da área.
Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro – Enquanto a Copa Itaú entra na sua terceira etapa em São Paulo, no Paraná ela já está última, terminando no dia 18 de abril. No Rio Grande do Sul o início está marcado para o dia 05 de maio e no Rio de Janeiro, para o dia 08. Todas as inscrições podem ser feitas através do www.trysports.com.br .
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.
São Paulo
Local: Cepeusp – Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo – Praça 02,Prof. Rubião Meira,61 (São Paulo/ SP)
Informações: sp@copateniseu.com.br
Fax: (11) 5049-2899
categoria 12 anos – de 01 a 04 de abril – competição encerrada
categoria 18 anos – de 08 a 11 de abril – competição encerrada
categoria 14 anos – de 15 a 18 de abril – inscrições encerradas
categoria universitário – de 22 a 25 abril – inscrições até o dia 15 de abril de 2010
PARANÁ – Local: Clube do Tênis
Período: De 25 a 18 de abril
Categoria 12 anos – Competição Encerrada
Categoria Universitário (de 02 a 05 de abril) – Competição encerrada
Categoria 14 anos ( de 08 a 12 de abril) – Competição encerrada
Categoria 18 anos ( de 14 a 18 de abril) – inscrições encerradas
RIO GRANDE DO SUL
Local: Pontifícia Universidade Católica (Porto Alegre/ RS)
Informações: rs@copateniseu.com.br
Fax: (51) 3245-3925
categoria 12 anos – de 5 a 8 de maio – inscrições até o dia 3 de maio de 2010
categoria 14 anos – de 12 a 15 de maio – inscrições até o dia 10 de maio de 2010
categoria 18 anos – de 19 a 22 de maio – inscrições até o dia 17 de maio de 2010
categoria universitário – de 26 a 29 de maio – inscrições até o dia 24 de maio de 2010
RIO DE JANEIRO
Local: Fazenda Clube Marapendi (Rio de Janeiro/ RJ)
Informações: rj@copateniseu.com.br
Fax: (21) 2480-7130
categoria 12 anos – de 8 a 11 de maio – inscrições até o dia 30 de abril de 2010
categoria 18 anos – de 15 a 18 de maio – inscrições até o dia 7 de maio de 2010
categoria 14 anos – de 22 a 25 de maio – inscrições até o dia 14 de maio de 2010
categoria universitário – de 27 a 30 de maio – inscrições até o dia 20 de maio de 2010
A programação dos jogos e as chaves estão disponíveis no www.trysports.com.br.