São Paulo (SP) – Os fãs de tênis puderam assistir nesta quarta-feira duas partidas históricas, em São Paulo, no Clube Paineiras do Morumby. Os jogos, que marcaram o encerramento do I Simpósio Internacional de Tênis, reuniram Thomaz Koch, Givaldo Barbosa, Júlio Goes e João Soares, jogando à moda antiga, com roupas brancas, calças, e raquetes de madeira e Emílio Sanchez e Fernando Meligeni, que reviveram seus grandes momentos no circuito mundial.
Mais de 1.500 espectadores compareceram e vibraram com os dois momentos distintos desta manhã de feriado na capital paulista.
Primeiro, o público assistiu Goes e Soares derrotarem Koch e Barbosa, por 7/6 (10 a 5 no super tie-break), em uma partida em que os quatro jogadores puderam mostrar o tênis arte, jogando com as raquetes com as quais competiam quando disputavam o circuito mundial. Goes jogou com uma Procopio Driver, Soares com uma Dunlop Maxply, Barbosa entrou em quadra com uma Indusport e Koch executou suas jogadas, com uma Dunlop de 1975, alternando com a Head Vilas, todas de madeira. “Para nós é sempre muito especial poder jogar diante deste público e poder mostrar como jogávamos antes. Eu mesmo joguei por muitos anos com a Maxply, era a melhor de madeira que tinha, e vestidos assim à caráter, todos nós entramos no clima da partida e nos sentimos mesmo jogando um tênis de antigamente,” contou Koch, que depois sentou na arquibancada, entre o público, para assistir o duelo entre os capitães de Copa Davis.
Emílio Sanchez, capitão da Espanha, acabou levando a melhor sobre Fernando Meligeni, capitão do Brasil, por 6/2 7/5, mas o placar foi o que menos importou.
Assim como na partida anterior, o público vibrou, motivou os dois tenistas e participou intensamente do jogo, em que ambos mostraram as características que os fizeram chegar a figurar entre os melhores do mundo. Eles correram, se jogaram nas bolas, não deram um ponto por perdido e dosaram brincadeiras entre as jogadas sérias.
“O resultado é o que menos importa e o que vale é essa casa cheia, com o público se divertindo. Gostaria de pedir um grande aplauso para o Emílio, que é uma lenda do tênis mundial,” pediu Meligeni, após o embate, se referindo ao currículo de Sanchez, que inclui cinco títulos de Grand Slam de duplas, a posição de número um do mundo na categoria e a sétima colocação em simples. “Eu é que deveria agradecer o Fernando e pedir mais aplausos ainda para ele, pelo amor que ele demonstra ao tênis. Nós dois nos divertimos muito em quadra hoje.”
Sanchez e Meligeni (que chegou a ser o 25o. no ranking da ATP), já haviam se enfrentado em outras quatro vezes e estavam empatados em dois nos confrontos diretos.
Confrontos Diretos
1995 Bogotá / Saibro Meligeni d. Sanchez 7/5 6/7 6/4
1995 Coral Springs / Saibro Sanchez d. Meligeni 7/6 6/3
1995 Atlanta / Saibro Meligeni d. Sanchez 6/4 7/5
1993 Buenos Aires / Saibro Sanchez d. Meligeni 6/4 6/3
O 1º Simpósio Internacional de Tênis é uma realização da Faberg Sports, em parceria com a Try Sports Empreendimentos Esportivos, com patrocínio de Artefacto, Bradesco Prime, Academia Sánchez Casal, co-patrocínio da TAP Portugal, Comgás, Head/Penn e Blue Life e apoio da Central Brasileira de Catálogos, Lorena Hotel Internacional e Clube Paineiras do Morumby.