Santos (SP) – Os treinadores presentes na etapa de Santos da Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2008 provam que o pessimismo com relação ao futuro do tênis brasileiro não corresponde à realidade vivenciada por eles nos torneios juvenis. “Eu viajo pelo circuito há mais de oito anos e de lá para cá tem aumentado o número de técnicos e equipes de competição”, revelou Leonardo Oliveira, de Minas Gerais.
Além de Oliveira, o Estado mineiro conta com outros cinco treinadores entre academias e clubes na disputa do Tênis Clube de Santos, com mais de 20 jogadores de Minas. Na opinião do treinador o nível dos torneios está melhor. “As competições estão cada vez mais fortes e equilibradas. Hoje é difícil apontar quem vai ganhar na categoria 16 anos, por exemplo”. Para ele isso é reflexo da Era Guga. “É mentira dizer que o efeito Guga não aconteceu. Por causa dele, os treinadores acreditam mais e acompanham os tenistas ficam mais motivados”.
Marcos Hocevar, que já esteve entre os 30 melhores da ATP, concorda com a opinião do mineiro. “Eu acredito que tem mais técnico viajando, sim. É importante, pois eles dão segurança e apóiam a garotada. É claro que não será um treinador por jogador, mas há muitos grupos, institutos e mais equipes de competição”. Hocevar destacou ainda a evolução da qualificação dos treinadores. “Os técnicos estão mais atualizados, aumentou a participação nos cursos de capacitação e há mais informação sobre técnicas e física, com fácil acesso”.
O técnico carioca Maurício Seiblitz relatou que há 10 anos, quando ainda jogava, não havia uma equipe de competição no Clube Fluminense. “Foi esta falta de estrutura que [fez com que nós conseguíssemos criar há três anos um grupo de treinamento e hoje nós temos 30 jogadores, sendo que 15 deles estão aqui [em Santos]”.
Rodada de sexta define semifinalistas – A rodada desta sexta-feira define os semifinalistas da etapa inaugural da Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2008, nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos – masculino e feminino. Até o momento já estão definidos os quadrifinalistas na categoria 12 anos masculino e 14 anos feminino. No masculino, Silas Cerqueira, da Bahia, confirmou a condição de principal favorito e venceu o gaúcho Rafael Matos por 6/0 e 6/0. O próximo adversário é o capixaba Roberto Silva, que eliminou o paulista Cládio Zebral por duplo 6/4. O segundo cabeça-de-chave Antonin Haddad, de São Paulo, marcou 6/4 e 6/1 sobre o paulista Rafael Gentil e terá pela frente o paranaense Marcelo Tebet Filho, que ganhou do paulista Gabriel Santos por 2/6, 7/5 e 6/1. Ainda nos 12 anos, avançaram às quartas-de-final Thomas Ramos (RS), Osni Santos Jr. (SP) e Thiago Souza (MG). Entre as meninas a disputa é realizada em grupos em que todas as atletas se enfrentam. Nesta quinta-feira, as vencedoras foram Luana Trautwein (SC), Ingrid Martins (RJ), Mariana Humberg (SP), Isabella Camargo (SC) e Fernanda Bacha (MG).
Santistas se dão bem – Nos14 anos feminino, as santistas Bruna Ponce e Vitoria Ferreira garantiram presença nas quartas-de-final da competição. Bruna passou pela ‘lucky loser’ mineira Paola Costa por 6/1 e 6/3. Na próxima fase, ela enfrenta a gaúcha Vitoria Antoniazzi,algoz da principal favorita Mariana Guimarães, do Rio Janeiro por 5/7, 7/5 e 6/2. A outra tenista local Vitoria Ferreira contou com o abandono da mineira Camila Bernardes quando vencia por 6/4 e 3/0. Agora ela joga contra a paulista Beatriz Hadad.
O Circuito – A etapa de Santos da Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup teve início na segunda-feira, dia 25 de fevereiro, e termina no domingo, dia 2 de março, com as finais das categorias 12, 14, 16 e 18 anos. Do litoral paulista, a disputa segue para Campinas (SP), Uberlândia (MG), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), até retornar a São Paulo para o Master, que reúne apenas os oito melhores tenistas das etapas classificatórias, em cada categoria.
O circuito Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2008 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard Citi e da MasterCard, além do apoio da academia Sanchez-Casal, da Dunlop – a bola oficial, da Unimed Seguros, Olympikus, da Confederação Brasileira de Tênis e da Revista Tennis View. A primeira etapa também recebe o apoio do Tênis Clube de Santos, A Tribuna, Atlantico Hotel e Federação Paulista de Tênis.
SEDE PRINCIPAL
Tênis Clube de Santos
Rua Minas Gerais, 37 – Boqueirão – Santos/ SP
Tel.: (13) 3222-7001