Santos (SP) – Os técnicos presentes na primeira etapa Credicard MasterCard Junior’s Cup 2009, no Tênis Clube de Santos (SP), foram unânimes em aprovar a contratação do novo Coordenador do Tênis Nacional, o espanhol Emílio Sánchez, capitão da equipe espanhola campeã da Copa Davis, em 2008. Sánchez já tem vínculo com o tênis brasileiro desde 2004 ao oferecer uma semana de treinamento em sua moderna academia em Barcelona para os campeões da Junior’s Cup.
>>> Clique e saiba mais sobre o evento!
Na opinião do treinador Vinicius Ferreira, o nome de Emilio Sanchez é o ideal. “Eu achei ótimo. É o cara certo para dar a noção do que precisa ser feito no Brasil. Ele vem da escola espanhola que dispensa comentários, foi campeão na Copa Davis, então tem muita experiência para passar”, declarou. O técnico Wagner Nascimento concorda com o colega. “Espero que ajude a melhorar o tênis no Brasil. Ele tem muita experiência é um cara que está há muito tempo no circuito então vamos esperar para ver”, diz.
Os treinadores aproveitaram para dar sugestões ao novo nome do tênis brasileiro. De acordo com Carlos Eduardo Matos, é importante haver integração entre a Confederação e os treinadores que estão presentes nos torneios. “Seria legal se ele, ou algum representante indicado por ele, participasse dos principais circuitos infanto-juvenis para trocar informações. Tanto para gente receber a experiência deles como para nós passarmos o que vivenciamos no circuito brasileiro”, explica.
Para Nascimento é preciso mais técnicos nos torneios. “Espero que ele estimule mais técnicos a viajar. Hoje em dia o pessoal está muito preocupado em ganhar dinheiro rápido e não em fazer um trabalho em longo prazo. Acho que isso deve ser melhorado”, lembrou. Já Ferreira defende a realização de mais eventos pelo País. “Eu acredito que seja importante ter mais torneios no país, mas aí entra também a participação das federações”, pontuou.
Favoritos – A rodada desta quarta-feira marca a estreia dos principais favoritos nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos no masculino. Entre as meninas, as categorias 16 e 18 anos também estarão nas quadras do Tênis Clube de Santos. Nesta terça-feira, foram realizados os jogos iniciais das categorias 16 e 18 anos, no masculino.
Prêmio – Os atletas que encerrarem a temporada como líderes do ranking da Credicard MasterCard Junior’s Cup 2009, ou seja, aqueles que somarem o maior número de pontos nas cinco etapas classificatórias e no Master, ganharão como prêmio uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500, além de uma semana de treinamento na academia espanhola Sanchez-Casal.
A 10ª edição da Credicard MasterCard Junior’s Cup é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard e da MasterCard e o apoio da academia Sanchez-Casal e da Revista Tennis View. Também apoiam a primeira etapa o Tênis Clube de Santos, Atlântico Hotel e Federação Paulista de Tênis.