Campinas (SP) – Foi um encontro memorável. Além de voltar a jogar um torneio depois de cinco anos, quando encerrou sua carreira profissional, depois do Pan-Americano de Santo Domingos, em 2003, o catarinense Márcio Carlsson encontrou nas quadras um velho amigo da família, o tenista João Soares, com quem forma uma das duplas favoritas ao título da quarta etapa do Citibank Masters Tour 2008. O torneio, que começou na noite de sexta-feira nas quadras da Sociedade Hípica de Campinas, termina neste domingo, com a partida decisiva a partir das 11h, na quadra central. A entrada é franca.
>>> Clique aqui e saiba mais sobre o evento…
Márcio Carlsson decidiu vir a Campinas depois de um convite de Nelson Aerts, um dos organizadores do Citibank Masters Tour. “Acho que sou um dos mais novos aqui”, comentou o ex-tenista profissional de 33 anos. Carlsson começou a traçar carreira profissional nos anos 90, ao lado de Gustavo Kuerten, de quem é amigo até hoje. “Chegamos a jogar muitos torneios juntos, treinávamos juntos, e até surfávamos juntos”, lembra Carlsson. O amigo conta que Guga sempre foi o mais maduro, mais determinado e o mais focado na carreira da turma de tenistas ainda garotos daquela época. Mas quando Guga venceu Roland Garros, sua carreira tomou outro rumo e os dois
foram aos poucos se distanciando.
Carlsson se aposentou das quadras cinco anos antes do amigo. E hoje comanda uma turma de tenistas juvenis de Florianópolis em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. Também cursa o último ano de direito. “Hoje, já mais maduro e comparando minha carreira com a de Guga, vejo que não tem como chegar onde ele chegou sem treinar além da média e abrir mão de todas as tentações da vida de um adolescente (as baladas e as namoradas), dos amigos e da família para correr o mundo, aos 17anos, disputando torneios e treinando muitas horas por dia”, explicou Carlsson. “Tento passar isso para a garotada que treino, mas é difícil. Vai da determinação mesmo de cada um”, disse. “Guga sempre foi muito determinado. Sem essa determinação não teria conquistado o que conquistou no tênis, um esporte muito individual, que só depende de você.”
Carlsson disputa pela primeira vez, desde 2003, um torneio de tênis. Agora, porém, em clima de diversão e encontro com a comunidade do tênis. Em Campinas, divide a quadra com um antigo amigo da família, o tenista João Soares, de Campinas. “João costumava jogar tênis com a minha quando eles tinham uns 12 anos. Quando contei para ela que formaria dupla com ele neste torneio, ela ficou muito feliz”, contou Carlsson. João, assim como a mãe de Carlsson, Janete, nasceram em Limeira, interior de São Paulo. “Este torneio é muito bom porque reúne grandes jogadores de várias
gerações. É divertido e uma boa oportunidade para se falar de tênis e reviver esse clima de competição. Estou gostando muito”, falou.
Carlsson e João estrearam com vitória de 6/3 e 6/2 sobre os tenistas de Campinas, Marcelo Tella e Mauro Correa. Neste sábado enfrentam Danilo Marcelino e Fernando Roese, que venceram Julio Góes e Roberto Jábali por duplo 6/3. Se vencerem, fazem a final contra os vencedores da partida entre o argentino Pablo Albano, atual líder do ranking do torneio, e Givaldo Barbosa, e Alexandre Hocevar e Francisco Costa.
O Citibank Masters Tour 2008 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio do Citibank e apoio de Credicard Citi, MasterCard, Met Life, Babolat – a bola oficial do circuito, BandSports, Revista Tennis View e Petrobras, Brasil um País de todos – Governo Federal. Também apóiam esta quarta etapa a Sociedade Hípica de Campinas e o Hotel Mercure Campinas.
Resultados da primeira rodada:
Pablo Albano/Givaldo Barbosa d. Mauro Menezes/Willian Kyriakos: 6/3 e 4/3 (abandono)
Nelson Aerts/Ivan Kley d. Alexandre Hocevar/Francisco Costa: 4/6, 6/4 e 10/4
João Soares/Márcio Carlsson d. Marcelo Tella/Mauro Correa: 6/3 e 6/2
Danilo Marcelino/Fernando Roese d. Julio Góes/Roberto Jábali: 6/3 e 6/3
Citibank Masters Tour 2008 – 4ª etapa
Período: de 30 de maio a 1º de junho
Sede dos Jogos: Sociedade Hípica de Campinas (Rua Buriti s/n – Estrada dos Sousas –
Jardim das Paineiras – Campinas/ SP)