São Paulo (SP) – O aparecimento de contusões cada vez mais diferentes nos jogadores de alto rendimento e o problema do doping no esporte profissional serão dois dos muitos temas a serem debatidos durante o Simpósio Internacional de Tênis, que acontecerá entre 28 e 30 deste mês, no Clube Espéria.
>>> Clique aqui e confira como foi a edição de 2005…
Um dos maiores estudiosos do país, o dr. Rogério Teixeira da Silva é especialista na prevenção de lesões. Acompanhou de perto a recuperação de Gustavo Kuerten no ano passado e atesta que problemas no quadril são “contusões modernas” no esporte. “A ciência evoluiu muito na área de tratamento de lesões, mas o importante ainda é prevenir”, atesta ele, que é coordenador para América Latina da Sociedade para Ciência e Medicina do Tênis.
A preparação física como um todo será o tema abordado pelo argentino Alberto Osete, que trabalhou com as principais estrelas de seu país, como Gabriela Sabatini, Gastón Gaudio, Martin Jaite e Alberto Mancini, além do time nacional da Copa Davis e da Fed Cup. Atualmente é o responsável pela área de preparação física da Associação Argentina. Já o dr. Marcelo Bannwart focará a fisioterapia. Ele é membro do Centro de Traumatologia do Esporte.
Por fim, caberá ao dr. Paulo Zogaib o delicado tema sobre o doping no esporte. Seu extenso currículo inclui trabalho em diversas modalidades esportivas, como o atletismo e o futebol, além de ocupar o cargo de diretor do Centro de Medicina Esportiva e Reabilitação do Hospital Sírio Libanês desde 2002. É importante frisar que o tênis sul-americano e brasileiro já tiveram casos confirmados e recentes de uso de substâncias dopantes.
Com três semanas de lançamento, o Simpósio que aceitará um número de vagas limitado, já está quase lotado e tem participantes inscritos de 16 estados brasileiros, inclusive profissionais dos estados mais afastados como Amazonas, Maranhão, Roraima, Piauí, Ceará e Alagoas.
As inscrições para o Simpósio ainda podem ser feitas através do site www.simposiodetenis.com.br ou pelo telefone (11) 4206-1096. O evento é oficializado pela Confederação Brasileira e Federação Paulista e conta com o patrocínio da Artefacto, Head Penn e os apoios do Bom Tempo Resort, Grife Matisse, Clube Espéria, Hotel Lorena Internacional, Academia Sánchez-Casal, Revista Tênis View, Try Sports, Asics e site Tenisbrasil.