Júlio Silva e Givaldo Barbosa derrotaram Thomaz Koch e Ricardo Mello por 2×1 e venceram a chave masculina da 3a etapa do Itaú Masters Tour, um dos únicos circuitos de seniors da América Latina, que foi realizado neste final de semana no Clube dos Caiçaras, no Rio de Janeiro. Joana Cortez e Ana Paula Zannoni ganharam de Bruna Colósio e Luciana Tella por 2×0 e levantaram o troféu no feminino.
Depois de dois dias de muita chuva e partidas interrompidas, finalmente o sol brilhou na capital fluminense e as finais foram realizadas diante de um público que presenciou um grande espetáculo.
Entre as mulheres, Bruno Colósio, estreante no circuito, sentiu a falta de ritmo. Bruna não jogava desde 2005 e, apesar de chegar na final contando com a ajuda da parceira Luciana Tella, as duas não conseguiram parar Ana Zannoni e Joana Cortez que com um duplo 6/2 levantaram o troféu da etapa. Zannoni foi bicampeã na terra de Cortez.
“Estou muito feliz de vencer em casa é sempre um prazer jogar e vencer aqui no Rio de Janeiro com a torcida a favor” , diz Joana.
Eu adoro jogar no Rio com todo esse clima da cidade e estar com minha parceira dos tempos de profissional ajudou muito, estou muito contente” comentou Zannoni.
No masculino, a final foi espetacular. Mestre Thomaz Koch mostrou que mesmo aos 68 anos ainda tem a agilidade e a habilidade que o tornou o 3o. maior tenista brasileiro de todos os tempos. Ao lado de Ricardo Mello, venceram o primeiro set sobre Givaldo Barbosa e Júlio Silva por 6/4. Mas Silva estava decidido a conquistar seu primeiro título no circuito. Ele estreou no Itaú Masters Tour em Curitiba, jogou em Ribeirão Preto, sem ter o gosto da vitória. Foi com muita garra que Silva e Givaldo viraram o jogo para vencer o 2o. Set por 7/6(4) e por 10/7 no super tie-break.
“Foi difícil ganhar deles, jogaram muito hoje, e agradeço meu parceiro Givaldo Barbosa que sacou demais na final. Estou satisfeito em ter conquistado o primeiro troféu do Itaú Masters Tour aqui no Rio” , disse Silva. “Foi bom você ganhar aqui, porque foi o teu último título no circuito”, brincou Ricardo Mello. “Foi uma honra para mim jogar ao lado de Thomaz, estar dentro de quadra com ele foi mesmo muito legal, pena que deixamos o título escapar”, completou o ex-top 50 da ATP, que abandonou o circuito no início deste ano.
Ídolo de muitos tenistas brasileiros, Koch fez questão de enaltecer o parceiro. “Para mim foi muito legar jogar com o Mello, eu curti muito esta etapa, foi muito bom voltar ao circuito com um parceiro desse porte”, disse.
O Itaú Masters Tour 2013 começou em Curitiba, passou por Ribeirão Preto e após esta etapa do Rio de Janeiro, segue para Brasília em agosto e São Paulo, em outubro, encerrando a temporada com a Grande Final no Clube Med Rio das Pedras, em Angra dos Reis.