Os três jogadores convocados para integrar a equipe brasileira masculina que vai disputar o Campeonato Sul-americano de 16 anos no Peru, a partir do dia 30 de abril, estão em Itajaí na disputa da Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup.
A presença dos melhores atletas da categoria na competição mostra o alto nível técnico do torneio que conta pontos para o ranking da CBT.
Bernardo Lipschitz, segundo colocado no ranking nacional da categoria é o cabeça-de-chave 1, enquanto Idio Escobar, número três da lista brasileira é o segundo pré-qualificado na chave de 16 anos. Já José Pereira Jr, número um do Brasil e da América do Sul, está tentando a sorte uma categoria acima, nos 18 anos.
Os tenistas estão aproveitando a disputa da Credicard para treinar para a competição por equipes, que garante uma vaga no campeonato mundial de 16 anos, em agosto, na República Checa.
O carioca Lipschitz teve um jogo duro na estréia contra Rafael Rondino, de São Paulo e precisou de três sets para avançar à segunda rodada, com parciais de 6/7(3), 6/4 e 6/4. Para chegar `as quartas, Lipschitz vai precisar superar o catarinense Ebran Theilacker, que venceu Luiz Moura por 7/695) e 6/1.
Idio Escobar, carioca de Angra dos Reis que treina em Cotia, grande São Paulo, ficou sabendo da convocação pela internet e comemorou bastante o reconhecimento.
“ Eu só soube da convocação ontem a noite, quando navegava pela internet. Não tinha visto meu e-mail ainda, com a convocação oficial e fiquei muito feliz, principalmente por ter sido por critério técnico. Isso é motivo de orgulho, por que é o reconhecimento pelo meu trabalho e meus resultados. Acho que temos chance de ganhar o torneio”, disse o tenista que vai defender o Brasil pela primeira vez na carreira.
Idio estreou com vitória sobre o catarinense Rodrigo Schaeffer, em dois sets, com duplo 6/1.
O terceiro integrante da equipe, José Pereira Jr deve ser um dos últimos a entrar em quadra, já que decidiu investir uma categoria acima da sua, os 18 anos, onde vai enfrentar logo na primeira rodada, seu colega de treinamentos no Instituto Tênis, em Itajaí, Thales Turini.
Acostumado a participar de sul-americanos e mundiais desde os 14 anos, José Pereira Jr quer alcançar resultados inéditos para o País.
“ Nós já fomos campeões sul-americanos aqui mesmo, em Itajaí, nos 14 anos. Agora, gostaria de ver o Brasil campeão de 16 anos e depois, fazer uma boa campanha no mundial, que é o mais difícil. Na América do Sul nós conhecemos os adversários e sabemos onde podemos chegar, só falta o Brasil conquistar um mundial na categoria, que seria o máximo” disse Pereira Jr.
Os três atletas terão como capitão da equipe o técnico Renato Messias e embarcam para Lima, no Peru no final do mês de abril.
A Credicard Citi MasterCard Junior’s Cup 2007 é uma realização da TrySports, com o patrocínio da Credicard Citi e da MasterCard e o apoio de Dunlop – a bola oficial, Olympikus – a marca espotiva oficial, Academia Sánchez-Casal, Unimed Seguros, BandSports, Revista Tennis View e Confederação Brasileira de Tênis. Também apóiam esta segunda etapa Federação Catarinense de Tênis, o Itamirim Clube de Campo e o Hotel Itajaí
Tur.