Campo Grande (MS) – O tênis de Campo Grande recebeu um grande incentivo neste domingo durante a realização das finais da quinta etapa do Circuito Unimed Infanto-Juvenil 2008, que contou com a presença do ídolo nacional Fernando Meligeni, campeão Pan-americano e semifinalista de Roland Garros. Além de ministrar uma clínica para mais de 50 pessoas, Meligeni ainda participou da partida exibição “Up and Down”, com Maurício Pommê, representante do tênis em cadeira de rodas brasileiro, nas Paraolimpíadas de Atenas e Pequim.
Depois de prestigiar a cerimônia de premiação da etapa de Campo Grande, Meligeni falou da importância do evento. “Desde que eu parei de jogar passei a acompanhar bastante os circuito infanto-juvenil e o que tenho visto é a vontade da moçada em buscar vitórias. Eventos como o Circuito Unimed são fundamentais. A gente precisa dessa garotada dentro da quadra e que vocês (tenistas) treinem o mais duro possível”, falou.
O autor do livro “Aqui tem! Vitórias de Memórias de Fernando Meligeni com André Kfouri”, lançado nesta semana, em São Paulo, Meligeni acredita que a sua participação em clínicas como a realizada neste domingo pode impulsionar o tênis na região. “Essa clínica é muito importante. Basta ver o número de gente e a empolgação das crianças durante as atividades. Acho que minha presença aqui, pode sim, incentivar muitas crianças a começar no tênis e impulsionar a modalidade aqui em Campo Grande. Pelo menos esse é o nosso objetivo. Por experiência minha em outras cidades, às vezes um dia depois da gente fazer as clínicas a criançada já queria procurar aula e começar a jogar”, declarou.
Tenistas de seis estados vencem – Para coroar a final da quinta etapa, dois tenistas do Mato Grosso do Sul duelaram na decisão da categoria 18 anos. Depois de aproximadamente 2h40min de disputa, José Lucas Melgarejo superou o Igor Santos, de virada, parciais 5/7, 6/1 e 7/5.
O tenista de Ribeirão Preto, Felipe Custódio, faturou o troféu na categoria 16 anos ao superar o paranaense Thiago Zoller, por 6/2 e 7/6(5). Na chave feminina, a catarinense Francesca Chaher perdeu o primeiro set por 6/2, mas contou com a desistência da adversária Nikaeli Maciel quando empatava em 5/5 na segunda parcial.
A mineira Marcela Valle foi a vencedora na categoria 14 anos ao vencer Thalita Rodrigues (DF), parciais de 6/0 e 6/1. Entre os garotos, Luis Garcia (GO) levou a melhor sobre o paranaense Gustavo Castro, parciais de 6/3 e 6/0.
Nos 12 anos Gabriella Alves (SP) e Roberto Bazzarella (ES) confirmaram o favoritismo e ficaram com o título da quinta etapa do Circuito Unimed. Na final, Gabriella derrotou a tenista do Mato Grosso do Sul, Letícia Flávio, parciais de 6/0 e 6/1. Já Bazzarella venceu o carioca Thiago Lopes por 6/2 e 6/1.
MASTER – Antes de chegar a Campo Grande, o Circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro 2008 realizou etapas classificatórias para o Master em Joinville, Goiânia, Uberlândia e Ribeirão Preto. Na próxima semana, o ranking do circuito será consolidado, revelando os oito tenistas de cada categoria que se classificaram para o Master, programado para acontecer no início de novembro, em Americana, interior de São Paulo. Os campeões do circuito, ou seja, aquelas que somarem o maior número de pontos nas etapas classificatórias e no Master, em cada categoria, ganham como prêmio uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500, além de uma semana de treinamento na Argentina, oferecida pelo IDTC – International Development Tennis Center, que tem como um de seus diretores o ex-tenista profissional Pablo Albano, semifinalista de Roland Garros, em duplas, por duas temporadas (1992 e 1999)
O Circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro 2008 é uma realização da Unimed Brasil e Unimed Seguros, com a organização da Try Sports e o apoio do IDTC – International Development Tennis Center, Revista Tennis View e da Confederação Brasileira de Tênis. A quinta etapa também contou com o patrocínio da BrasilTelecom e o apoio do Rádio Clube de Campo, do Hotel Internacional e da Federação Sul-Matogrossense de Tênis.