Santos (SP) – Oito partidas definiram neste domingo, dia 15 de agosto, os campeões da terceira etapa do Circuito Seguros Unimed de Tênis. O público santista que compareceu ao Tênis Clube da cidade viu a vitória nos 12 anos do atleta da casa Igor Schattan, que não teve dificuldades para bater o mineiro Nicolas Caetano por 6/1 6/2. “Ganhar em casa é muito mais gostoso. E eu adoro de jogar com a torcida do meu lado”, comemorou Igor.
Na categoria 18 anos, Renato Nunes dos Santos venceu o paulista Lucas Esper por 6/3 6/2 e conquistou seu primeiro troféu do ano. O jogador de São Carlos agora vai jogar torneios profissionais em setembro, na Bolívia. No feminino, Marina Pereira contou com a desistência de Giovanna Tomita quando o jogo estava 6/1 1/0. “Ganhei aqui no ano passado, na categoria 16 anos, então queria muito repetir o título. A Giovanna se machucou e não conseguiu acabar o jogo, mas mesmo assim fico feliz porque consegui me concentrar e jogar bem todos os dias”, comentou a mineira.
Ana Helena Pinto frustrou as expectativas da santista Bruna Ponce de vencer em casa: o placar de 7/5 6/0 deu o título da categoria 16 anos à Ana. No masculino, Luis Batista levantou pela primeira vez na carreira o troféu de campeão de um torneio nacional ao vencer Caio Laureano por 6/4 7/6(3). “O jogo teve algumas paradas (por causa da chuva), mas isso não me desconcentrou. Mantive o foco e joguei do jeito que eu tinha planejado”, contou Luis.
Nos 14 anos, Letícia Vidal, atleta do Instituto Tênis, superou Julia Gomide por parciais de 6/3 6/4 e saiu de quadra com a sensação de trabalho feito. “Estou me dedicando bastante e tenho certeza de que dei o melhor de mim durante toda a semana”, contou a atleta. Osni Santos Junior aplicou uma “bicicleta” (duplo 6/0) sobre Marcos Guimarães Neto e levou o título da categoria. “Ele (Marcos) jogou mal, errou muito e eu fiz um ótimo jogo de fundo”, afirmou Osni, que tem como próximo desafio a Copa Guga, no final de agosto.
Já Nicoli Pereira, da categoria 12 anos, também contava com o apoio da torcida local, mas não conseguiu fazer frente ao volume de jogo de Ana Farinha e foi derrotada por 6/1 6/0. “Este título representa muito para mim. Achei que iria parar na semifinal (contra a campeã brasileira Giovanna Caputo). O que fica da semana é que estou melhor psicologicamente, mais tranquila”, avaliou Farinha, que repetiu o resultado alcançado na etapa de S. José do Rio Preto do Circuito.
Circuito e Prêmio – Lançado em 2000, com etapas apenas no sul do País, o Circuito Seguros Unimed de Tênis ganhou abrangência nacional em 2004, quando passou a ser organizado pela Try Sports. Os atletas que encerrarem a temporada na liderança do ranking do circuito, em cada categoria, serão premiados com a viagem e uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500. Este é o segundo ano consecutivo que a cidade de Santos recebe uma etapa da competição. O torneio conta pontos para o ranking nacional e seu calendário ainda prevê a realização de outras duas etapas, em 2010.
A 11ª edição do Circuito Seguros Unimed de Tênis é realizada e patrocinada pela Seguros Unimed e Unimed, com o co-patrocínio do Banco Cruzeiro do Sul, Asics – a marca esportiva do circuito -, IDTC – International Development Tennis Center -, da Rede Bom Dia – Diário de São Paulo, Pepper e o apoio da Revista Tennis View, Try Floor Pisos Esportivos e da Confederação Brasileira de Tênis. A segunda etapa também recebe o apoio do Atlântico Hotel, do Tênis Clube de Santos e da Federação Paulista de Tênis. O site oficial do evento é o www.trysports.com.br.