Americana (SP) – A rodada de abertura do Circuito Seguros Unimed de Tênis Juvenil, que realiza sua quarta e última etapa Americana, interior de São Paulo, neste final de semana, sagrou neste sábado, por antecipação, Gabriel Bugiga, categoria 12 anos, e André Ponce, 14 anos, como campeões da temporada 2011 do Circuito Seguros Unimed. Por terem conquistado mais pontos no ranking do circuito, ao longo da temporada, Bugiga e Ponce foram premiados com bolsas para treinar no Pilará Tenis Club, academia localizada próxima de Buenos Aires, e uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500.
Na estreia, Gabriel Bugiga soube impor forte ritmo de jogo diante Rafael Pereira, cabeça-de-chave 8 do torneio, e venceu a partida por 6/1 e 6/2. Para conquistar a vitória, Bugiga explorou um golpe. “Eu procurei abusar de bolas altas na esquerda dele”, contou. A respeito da viagem para a Argentina, o tenista disse estar ansioso. “Espero melhorar todo o meu jogo com os treinamentos por lá”.
Sem a mesma sorte que Gabriel, o santista Ponce teve de abandonar a partida no terceiro set (6/4, 2/6), após sentir dores nas costas. “Preferi não arriscar uma lesão”. O importante é que conseguir vencer o Circuito e garantir a bolsa para Argentina”, disse animado. Com a desistência, Caio dos Santos foi quem avançou às semifinais na categoria 14 anos.
Quem pode garantir o título do Circuito neste domingo é a tenista Ruth Borges, número 1 do ranking paulista na categoria 12 anos, que derrotou Caroline Blaauw, jogadora da Sociedade Hípica de Campinas. Logo no 1º set, Ruth mesclou saques abertos com subidas à rede e bolas na paralela: 6/0 no primeiro set. Na sequência, continuou explorou bolas na cruzada e fechou o jogo com 6/2. “O calor chegou a me incomodar, mas eu saquei com confiança e não cometi duplas faltas”.
Um dos confrontos mais dramáticos na sessão de sábado foi entre Carolina Xavier, tenista que ainda pleiteia a bolsa para Buenos Aires, e Daniella Ruegger, jogo válido pela categoria 16 anos feminino. Durante a partida, Xavier estourou o encordoamento de suas duas raquetes. “Eu não estou conseguindo segurar (a raquete)”, reclamou ela durante a partida. Mais calma e de cordas novas, ela conseguiu finalizar o jogo em 6/4 e 6/2.
A cidade de Americana foi bem representada na chave masculina de 16 anos. O tenista local Lucas Cunha, campeão por duas vezes do torneio Seguros Unimed (2008 e 2010), aplicou, pela manhã, uma ‘bicicleta’ em Matheus Bruni: duplo 6/0. De tarde, ele votou às quadras para enfrentar Eduardo Filho, cabeça-de-chave nº 3 do torneio. “Estou bem satisfeito com o meu jogo, consegui sacar muito bem e manter a regularidade dos golpes no fundo de quadra”.
A etapa de Americana do Circuito Seguros Unimed de Tênis 2011 termina neste domingo, definindo todos os campeões da temporada, na presença dos ex-tenistas profissionais Thomaz Koch, padrinho do circuito, e Givaldo Barbosa. Nesta temporada, a competição já passou por Joinville (SC), Santos (SP) e São José do Rio Preto (SP).
SOBRE O PILARÁ TENIS CLUB – O Pilará Tenis Club possui uma moderna estrutura, que inclui 24 quadras de tênis, sendo 20 de saibro e 4 rápidas (duas indoor), alojamento, piscina, sala de ginástica, restaurante e ginásio, além da equipe de profissionais altamente qualificada, com técnicos, preparadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas. É lá que costumam treinar tenistas como Nalbandian, Chela, Acasuso e Schwank. Mais informações sobre a academia estão no site www.pilaratenisclub.com.ar .
O Circuito Seguros Unimed 2011 é uma realização da Seguros Unimed, com a organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, o patrocínio do Banco Cruzeiro do Sul e do Pilará Tenis Club, além do apoio da Asics – a marca esportiva do circuito -, da Revista Tennis View, Try Floor Pisos Esportivos e Federação Paulista de Tênis. A etapa de Americana também é patrocinada pela Unimed Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Odessa e pela Brasil Assistência e tem o apoio do Centro Municipal Mário Coronelli e da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Esportes do Município.