Santos (SP) – A rodada deste sábado do Circuito Seguros Unimed definiu os finalistas nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos, no Tênis Clube de Santos. As decisões da etapa acontecem neste domingo, a partir das 10h30, com dois tenistas da casa se enfrentando nos 14 anos masculino, André Ponce e Igor Schattan, e Nicoli Pereira, do clube local, nos 14 anos feminino.
O primeiro classificado para a decisão saiu logo pela manhã, com a vitória de André Ponce, atleta do Instituto Tênis, sobre Gabriel Gonçalves, por 6/2 6/4. “Foi muito equilibrado, joguei bem e consegui trabalhar os pontos para ganhar”. Além da vaga na final, Ponce assumiu a liderança do Circuito, que premia os campeões em cada categoria com uma bolsa de treinamento no Pilará Tenis Club, na Argentina. “O prêmio é uma motivação a mais nos jogos e somei muitos pontos importantes no ranking, mesmo ainda faltando uma etapa (Americana-SP)”.
O adversário de Ponce será seu companheiro de treinos no Instituto Tênis, Igor Schattan, que teve rodada dupla contra Leonardo Couto (6/0 6/3) e Mário dos Santos Neto (6/1 6/2). Quem também precisou entrar em quadra duas vezes foi Nicoli Pereira, que passou por Anna Carolina Magri, por duplo 6/0, e depois superou Rafaela dos Santos, por 6/1 7/5. Na final, a santista, 8ª melhor do Brasil na categoria, enfrenta Sthefanie dos Santos, 10ª. “Joguei contra ela uma vez e perdi no terceiro set. Estou pronta para correr muito e tentar o título amanhã”, disse Nicoli. As duas finais estão marcadas para 10h30 neste domingo.
“O mestre” e Copa Davis
Paralelamente aos jogos juvenis, o Tênis Clube de Santos recebeu neste sábado o Pro-Am, formado por trincas de um profissional e dois amadores. Thomaz Koch, padrinho do Circuito, Mauro Menezes e Alexandre Hocevar entraram em quadra e o maior nome da história do Brasil na Copa Davis aproveitou para falar do charme da competição e sobre a equipe brasileira. “Antes, a Davis era mais importante que Grand Slam e a gente se preparava muito mais. Lembro de começar a treinar com o (Edison) Mandarino duas semanas antes de jogar. Agora, o Djokovic ganhou o US Open segunda-feira e já tinha que jogar na Sérvia no final de semana, está muito puxado”, afirmou Koch, recordista brasileiro em vitórias na Davis, com 74.
A equipe do capitão João Zwetsch está em Kazan, onde lidera o duelo contra os russos por 2 a 1, a uma vitória de retornar à elite da competição. O ponto decisivo poderá ser marcado por Thomaz Bellucci, número 1 do País, que joga neste domingo contra Mikhail Youzhny. “Não esperava esse resultado (de 2 a 1)”, admitiu Koch. “Acho que a gente teve uma tremenda chance ano passado, quando parecia que estava no papo contra a Índia, e em 2009, em casa, contra o Equador. Tivemos um sorteio difícil neste ano e imaginei que os russos fossem ganhar com tranquilidade. Mas o favoritismo vale muito mais em torneios. A Davis se decide em quadra, com bom preparo físico, raça, vontade… Isso faz a diferença na Davis”. Para o gaúcho, o Brasil tem jogadores com nível para estar no Grupo Mundial, mas também depende da sorte para enfrentar adversários em casa ou fora. “Acho que o Brasil tem condições de ganhar de metade dos que estão no Grupo Mundial ou na repescagem”, concluiu.
Resultados de sábado
12 anos masculino
Pedro Cordeiro d. Enzo Annicchino 6/0 6/0
Luiz Eduardo dos Santos d. Leonardo Ruas 6/4 6/0
Lucca da Silva d. Rodrigo Carvalho 6/1 6/0
Gabriel Bugiga d. Carlos Bueno 6/1 6/0
Pedro Cordeiro d. Luiz Eduardo dos Santos 6/1 7/5
Gabriel Bugiga d. Lucca da Silva 6/1 7/5
14 anos masculino
Igor Schattan d. Leonardo Couto 6/0 6/3
André Ponce d. Gabriel Gonçalves 6/2 6/4
Igor Schattan d. Mário dos Santos Neto 6/1 6/2
16 anos masculino
Enrique Bogo d. Lucas Santos 6/2 6/3
Alejandro Padilha d. João Paulo da Silva 7/5 6/2
André Di Stefano d. Osni Santos Jr WO
Gustavo de Jesus d. Vinícius dos Santos 6/1 6/4
André Di Stefano d. Gustavo de Jesus 6/3 6/3
18 anos masculino
Diego Rodrigues d. Marcelo Yshikawa 6/4 6/1
Vitor Mendes d. Bruno Padilha 6/2 6/3
Vitor Mendes d. Diego Rodrigues 6/1 6/3
14 anos feminino
Sthefanie dos Santos d. Júlia Schoch 6/2 6/1
Thaísa Pedretti d. Isabella Calves 6/1 6/0
Nicoli Pereira d. Anna Carolina Magri 6/0 6/0
Rafaela dos Santos d. Nathália Sato 6/1 6/0
Sthefanie dos Santos d. Thaísa Pedretti 6/3 6/3
Nicoli Pereira d. Rafaela dos Santos 6/1 7/5
16 anos feminino
Amanda Silva d. Bárbara Gerolomo 6/2 6/3
Flávia Rubiano d. Gabriela Alves WO
Finais de domingo
10h30
12 anos masculino: Pedro Cordeiro X Gabriel Bugiga
14 anos feminino: Sthefanie dos Santos X Nicoli Pereira
14 anos masculino: Igor Schattan X André Ponce
12h
16 anos feminino: Amanda Silva X Flávia Rubiano
16 anos masculino: André Di Stefano X Enrique Bogo ou Alejandro Padilha
18 anos masculino: Vitor Mendes X Carlos Alberto Jr. Ou Diego Rodrigues
Sobre o Pilará Tenis Club
Dirigido por Gustavo Luza, ex-capitão da equipe Argentina na Copa Davis, o Pilará Tenis está localizado a cerca de 30 minutos de Buenos Aires, em uma agradável região da Argentina.Jogadores como Nalbandian, Chela, Acasuso e Schwank costumam treinar no Pilará Tenis Club, que tem atividades em todos os períodos do ano, com programas para diferentes idades e níveis de jogo. Lá, eles contam com uma moderna estrutura, que inclui 14 quadras de tênis, sendo 10 de saibro e quatro rápidas, alojamento, piscina, sala de ginástica, restaurante e ginásio, além da equipe de profissionais altamente qualificada, com técnicos, preparadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas. Mais informações sobre a academia estão no site www.pilaratenisclub.com.ar .
O Circuito Seguros Unimed 2011 é uma realização da Seguros Unimed, com a organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, o patrocínio do Banco Cruzeiro do Sul e do Pilará Tenis Club, além do apoio da Asics – a marca esportiva do circuito -, da Revista Tennis View, Try Floor Pisos Esportivos e Federação Paulista de Tênis. A etapa de Santos também é patrocinada pela Unimed Santos e tem o apoio Tênis Clube de Santos, Atlântico Hotel e Atlântico Inn Hotel.
Circuito Seguros Unimed de Tênis
3a etapa – de 16 a 18 de setembro de 2011
local – Tênis Clube de Santos (Av. Minas Gerais, 37 – Boqueirão – Santos/ SP)
categorias – 12, 14, 16 e 18 anos