Pete Sampras conquistou neste domingo, em Los Cabos, no México, o título da terceira etapa do Outback Champions Series, o mais competitivo circuito mundial de campeões e que esteve no Brasil, há uma semana, com o Rio Champions, em que John McEnroe foi campeão. Sampras venceu a Del Mar Development Champions Cup, derrotando na final o australiano Patrick Rafter, por 7/6(6) 6/4. “É bom vencer. O Pat sempre foi um adversário difícil de encarar. Ele saca e voleia, o que é muito raro de se ver hoje em dia,” disse Sampras após a segunda conquista da temporada (ele foi campeão em fevereiro, em Boston).
>>> Clique aqui e confira a primeira passagem do Outback Champions Series pelo Brasil…
Rafter, estreante no Outback Champions Series, falou que não encontrava Sampras, um de seus grandes rivais no circuito, há oito anos. “Foi um jogo super disputado. A gente não se via desde 2001. Ele não mudou muito. Nós só estamos um pouco mais devagar e perdendo mais cabelo,” brincou o bicampeão do US Open.
Pelo título, Sampras recebeu um cheque de US$ 60 mil, marcou 800 pontos no ranking do circuito e assumiu a liderança da listagem. Com 1600 pontos no total ele ultrapassou o campeão do Rio Champions, John McEnroe, agora o segundo colocado, com 1300 pontos.
Jim Courier, vice-campeão no Rio Champions, ficou com o terceiro lugar em Los Cabos, após derrotar o sueco Mats Wilander, por duplo 6/4.
A próxima etapa do Outback Champions Series será em Grand Cayman, de 23 a 26 de abril. De lá, o circuito segue para Newport, Charlotte, Surprise, com presença confirmada de Andre Agassi, estreando na competição e encerra a temporada, em novembro, em Dubai.
Fundado em 2005, por Jim Courier, o Outback Champions Series sempre traz aos eventos alguns dos maiores nomes do tênis, nos últimos 25 anos, incluindo os ex-números um do mundo, McEnroe, Courier e Sampras. Para competir no Outback Champions Series, os tenistas precisam, ter no mínimo, alcançado a final de um Grand Slam, um ranking de simples entre os top 5 da ATP ou jogado simples em um time que disputou a decisão de uma Copa Davis. Cada organizador local do evento, tem direito a dois wild cards. O Rio Champions marcou a estreia do circuito na América do Sul e teve, na HSBC Arena, John McEnroe, Jim Courier, Pat Cash, Mark Philippoussis, Jimmy Arias, Mikael Pernfors, Fernando Meligeni e Jaime Oncins.
O Rio Champions 2009 foi uma realização da R3A Sports e da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o apoio da Amil, Editora Sextante, C4 – “O carro oficial do Rio Champions” -, e HSBC Arena, além da parceria da Sagem-Orga, Intercontinental Rio – o hotel oficial da competição, Jornal Gazeta Mercantil, Jornal O Estado de S. Paulo, TV Bandeirantes, BandNews, BandSports, Rádio BandNews FM, Revista Tennis View e Central Brasileira de Catálogos. O evento integra o circuito Outback Champions Series, que é patrocinado pelo Outback Steakhouse, ASG – Software Solutions e Coca-Cola. O Rio Champions apoia a candidatura da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
Outback Champions Series 2009
Champions Cup Boston – Pete Sampras d. John McEnroe 7/6(10) 6/4
Rio Champions – John McEnroe d. Jim Courier 6/3 6/2
Del Mar Development Champions Cup – Pete Sampras d. Patrick Rafter 7/6(6) 6/4