Uberlândia (MG) – O tênis feminino profissional brasileiro , que teve momentos de glória com a tenista Maria Esther Bueno, vive um dos momentos mais difíceis de sua história com apenas uma tenista entre as 300 melhoras da WTA. Mas na etapa de Uberlândia da Credicard MasterCard Junior’s Cup a nova geração mostra força e dá esperança para dias melhores no tênis feminino sob o comando das talentosas Luana Trautwein e Beatriz Maia .
>>> Clique e saiba mais sobre o evento…
A catarinense Luana Trautwein, que treina da academia de Larri Passos, foi a protagonista da maior surpresa da rodada desta sexta-feira. A tenista de apenas 13 anos, surpreendeu a número um do ranking brasileiro de 16 anos, Marcela Valle, em três sets, parciais de 6/1, 4/6 e 6/4 e avançou à semifinal mesmo jogando em categoria acima da sua. “Eu estava confiante para jogar. Por ela ser a número um e ser de uma categoria acima entrei bem solta”, disse Trautwein.
A semifinalista tem consciência do seu nível de jogo e do caminho a seguir. “Acho que tenho condições de ser uma boa tenista, mas vai depender do meu empenho e dedicação”, analisou.
A paulista Beatriz Maia, também de 13 anos, está na chave dos 18 anos da etapa de Uberlândia, duas categorias acima da sua. Apesar da grande diferença de idade, Bia não teve problemas para chegar à semifinal após aplicar duplo 6/0 sobre Vivian Toman, de 18 anos. “Me preparei bastante para este torneio e estou colhendo bons resultados até agora”, falou a vencedora, que disputa pela primeira vez um torneio na categoria 18 anos. “Para mim é uma experiência a mais. O nível é mais alto, exige mais físico e força, mas tenho conseguido acompanhar”.
A jovem tenista acredita que tem talento e potencial para confirmar as apostas positivas sobre seu futuro no tênis. “Não adianta todo mundo falar se não tiver trabalho. Acho que se eu trabalhar e continuar focada dá para chegar. Eu acredito que eu tenho potencial”, falou.
Nesta sábado serão definidos todos os finalistas nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos masculino e feminino da etapa de Uberlândia da Credicard MasterCard Junior’s Cup 2009, que define os classificados para o Master do circuito. A competição, que conta com representantes de 16 federações nacionais (MG, RS, SC, PR, SP, BA, DF, MS, GO, AM, MA, RJ, PI, ES, MT e PA), se estende até domingo, dia 27 de setembro.
Prêmio – Os melhores tenistas da temporada de 2009 da Credicard MasterCard Junior’s Cup, em cada categoria, serão premiados com uma semana de treinamento na academia espanhola Sanchez-Casal, além de uma ajuda de custo no valor de R$ 1.500. A disputa pelo prêmio acontece no início de novembro, na Sociedade Harmonia de Tênis, na capital paulista, com a presença de destaques de seletivas realizadas em Santos (SP), Curitiba (PR), Campinas (SP), Porto Alegre (RS) e Uberlândia (MG).
A 10ª edição da Credicard MasterCard Junior’s Cup é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard e da MasterCard e o apoio de Seguros Unimed, academia Sanchez-Casal, Confederação Brasileira de Tênis e Revista Tennis View. Também apoiam a quinta etapa o Praia Clube de Uberlândia, o San Diego Suites e a Federação Mineira de Tênis. Acompanhe outras informações sobre os eventos da Try Sports no Twitter: www.twitter.com/trysportsbrasil.
Resultados desta sexta-feira [25/set/2009]
12 M
GABRIEL SIDNEY (PR) d. MARCELO DIB (SP) 6/4 6/1
BERNARDO MORAES (DF) d. ANDRE PONCE (SP) 6/4 7/6
MARVIN SPIERING (MT) X RUY NETO (SC) 6/3 6/1
PIETRO SILVA (RS) d. GUSTAVO VEIGA (MG) 6/0 7/5
12 F
JULIA GOMIDE (SP) d. SAMANTHA ARAúJO (MG) 6/0 6/0
ANA BATISTA (SC) d. TACIANA CURY 6/0 6/1
JULIA PEREIRA d. (SP) JOANA DIAS WO
14 F
CAROLINA ALVES (SP) d. ISABELLA CAMARGO (SC) 6/2 6/0
MARIE DECAMPS (SP) d. GABRIELA ALVES (SP) 6/1 6/3
GIOVANNA BACCARINI (SP) d. NATALIE SILVEIRA (SP) 6/1 6/2
MARIANA HUMBERG (SP) d. CAROLINA BARSANTE (SP) 6/4 7/6(3)
14 M
CARLOS BORGES (MG) d. LUIZ GUERRA (SC) 6/3 7/5
MATHAUS SPIERING (MT) d. MARCOS BERNARDES (DF) 6/4 6/1
JUAN REYS (RS) d. MARCO CASTRO (MG) 6/0 6/0
16 F
LUANA TRAUTWEIN (SC) d. MARCELA VALLE (MG) 6/1 4/6 6/4
SAMANTHA REGO (SP) d. REBECCA ANDRADE (SP) 6/3 6/2
GIOVANNA RAMOS (SP) d. ANA SIMõES (DF) 6/1 6/0
MANOELA CHIACCHIO (SP) d. KARINA ONO (SP) 6/4 6/3
16 M
ANDRE TAVARES (PR) d. RODRIGO QUEIROZ (SP) 6/2 6/3
HIGOR SILVA (MG) d. LUCAS BORGES (MG) 2/6 6/4 6/2
FABIO COSTA (RJ) d. FELIPE FRIAS (RJ) 6/0 6/2
KAUE PEREIRA (SP) d. GUILHERME MARTINS (SP) 6/3 6/2
18 M
RAFAEL RONDINO (SP) d. PEDRO DALFRE (SP) 4/6 6/1 7/5
THIAGO ZOLLER (PR) d. FABIO PATERNO (SP) 6/2 6/3
CAIO POITENA (SP) d. GUILHERME FRIAS (RJ) 6/7(5) 6/1 7/5
BERNARDO COELHO (DF) X FELIPE SOARES (SP)
18 F
MARINA BOHRER (RS) d. GIOVANNA PALUMBO (SP) 6/4 6/2
BEATRIZ MAIA d. VIVIAN TOMA (SP) 6/0 6/0
FLáVIA ARAúJO (SP) d. NATALIA MELIBEU (SP) 6/2 6/2