Campos do Jordão (SP) – Em um dia inspirado, o mineiro André Sá arrasou o mexicano Santiago Gonzalez, por dois sets a zero, parciais de 6/1 6/2, em apenas 54 minutos de jogo e colocou o Brasil na final da Credicard MasterCard Tennis Cup, o maior Challenger da América do Sul, que termina neste sábado. A decisão, contra o vencedor do confronto entre o gaúcho Marcos Daniel, e Juan Del Potro, da Argentina, acontece às 12h, com entrada gratuita no Campos do Jordão Tênis Clube e transmissão ao vivo do BandSports. (>>>Confira a entrevista com o primeiro finalista, André Sá).
“Foi o meu melhor jogo torneio. Estive firme do começo ao fim. Saqui bem, devolvi bem, fiquei sólido no fundo, subi bem à rede e quando jogo assim, em uma quadra rápida, dificulta muito para o adversário, pois posso fazer várias coisas diferentes e foi o que procurei fazer,” comemorou Sá, que disputará a sua primeira final na Credicard MasterCard Tennis Cup e dedicou a vitória à esposa Fernanda, grávida da primeira filha do casal.
“A final é sempre um jogo diferente. Você tem que lidar com a pressão, com o nervosismo também e independente do adversário vou ter que começar bem e ficar focado o tempo todo.”
Quadrifinalista em Wimbledon em 2002, mesmo ano em que atingiu o seu melhor ranking na ATP, o de 55o., André Sá acredita estar no caminho certo para voltar a figurar entre os melhores do mundo. Atual 178o. colocado no ranking mundial, ele ficou dois meses parado entre final de março e maio, cuidando de uma lesão no pulso e o título em Campos do Jordão pode deixá-lo entre os 150 melhores. “Estou voltando a me sentir bem de novo dentro da quadra e o ranking é uma consequência do nível de jogo que você atinge. Se conseguir me manter jogando assim tenho grandes chances de ficar entre os top 100 até o final do ano, mas sei que preciso ficar concentrado.”
O título da Credicard MasterCard Tennis Cup garante ao campeão 60 pontos no ranking mundial e um cheque U$ 7,2 mil. O vice fica com 42 pontos e U$ 4,2 mil.
Esta é a primeira vez nos últimos três anos que um brasileiro decide o título da competição. Caso vença, Sá pode se tornar o segundo tenista do Brasil a vencer em Campos. Em 2002, Ricardo Mello derrotou o alemão Maximilian Abel na final e é o único brasileiro campeão. Em 2001, primeiro ano da competição, Ramon Delgado, do Paraguai, superou o mineiro Daniel Melo. Em 2003, Giovanni Lapentti, do Equador, ganhou de Gouichi Motomura, do Japão e no ano passado, Takao Suzuki, também do Japão, venceu Lapentti.
A programação deste sábado no Campos do Jordão Tênis Clube se completa com a decisão da competição de duplas, a seguir da final de simples e logo depois a final do Seniors Orbitall. Os finalistas serão conhecidos durante a tarde desta sexta-feira e até o final do dia enviaremos todos os resultados.
Todas as finais da Credicard MasterCard Tennis Cup
2001 – Ramon Delgado (PAR) d. Daniel Melo (BRA) 7/6 (3) 6/2
2002 – Ricardo Mello (BRA) d. Maximilian Abel (ALE) 7/6 (2) 6/3
2003 – Giovanni Lapentti (EQU) d. Gouichi Motomura (JAP) 6/4 6/0
2004 – Takao Suzuki (JAP) d. Giovanni Lapentti (EQU) 6/4 6/3
A Credicard MasterCard Tennis Cup é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com patrocínio da Credicard e MasterCard, co-patrocínio de Gillette Mach 3 Turbo e Megabanho XL Corona e apoio da Orbitall, Redecard, Contax, Dunlop, Fila, EMC2, Terroir, Unidas Rent a Car, Jornal Valor Econômico, Daruma Orga, Prefeitura de Campos do Jordão, Secretaria de Esportes de Campos do Jordão, Alpha FM, Band News FM, TV Bandeirantes, BandSports, Revista Tennis View, Canal 21, ATP, WTA, ITF e CBT.