Porto Alegre (RS) – Guilherme Dagnese (Colégio Marista Pio XII- Novo Hamburgo) já está nas quartas-de-final dos 17 anos da Copa Itaú Tênis Escolar e Universitário 2009. Na tarde desta quinta-feira (30/04), ele foi o primeiro a garantir sua vaga ao eliminar Anderson Bins (Escola Adventista – NH) por 6/2 e 6/4. No feminino, as partidas da primeira rodada estão programadas para esta sexta-feira (1º/05), a partir das 13h. Este será o terceiro fim de semana consecutivo de disputas no oitavo andar do Complexo Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre (RS). Nos anteriores, foram definidos os campeões nas categorias 12 e 14 anos – sendo que cada um conquistou uma viagem-prêmio para os Estados Unidos nas férias de julho.
>>> Clique aqui e saiba mais sobre o evento…
Guilherme admitiu que começou um pouco impaciente para finalizar os pontos. Mas o fato de conhecer bem o adversário – se enfrentam há anos – ajudou a tranquilizá-lo. “Para mim, o que importa não é só o resultado, porém atuar bem, ter uma postura que leve ao encaixe do jogo”, conta Guilherme, 17 anos e aluno dno último ano do Ensino Médio.
Fora de quadra, os tenistas podem usufruir das sessões de alongamento pré e pós-jogo realizadas pelas profissionais do Serviço de Integração e Movimento (SIM), coordenado pela fisioterapeuta Najara Maria Fleck da Rosa. “Fazemos também uma avaliação postural, que pode detectar desequilíbrios. Esses desajustes, se não forem tratados, acabarão levando à dor”, explica a fisioterapeuta Cristina Cabral. E a maior parte dos jogadores termina quase se acostumando com esse incômodo. “É, um pouco de dor é meio normal”, afirma Érico Pires (E.E. Florinda Sampaio – POA), deitado na maca, logo depois de ter vencido Alex Lacerda (E.E.Glicério Alves – POA), na primeira rodada, por duplo 6/1. “Quando não faço alongamento antes de entrar em quadra, sinto que minhas arrancadas ficam mais lentas”, admite o estudante de 16 anos, da última série do Ensino Médio.
Cristina chama a atenção para torneios como a Copa Itaú, nos quais é possível também falar com os pais: “A consciência dos pais é mais desenvolvida no sentido de reconhecer a importância do acompanhamento de um fisioterapeuta, e eles podem disseminar essa cultura junto aos próprios filhos ou aos amigos”. Mesmo quando o tenista passa por um período de significativo crescimento, é possível adotar alguns procedimentos para combater, por exemplo, a típica postura encurvada e também para fortalecer e equilibrar o corpo, conclui Cristina.
A etapa gaúcha da Copa Itaú de Tênis se estende até o dia 09 de maio. Os jogos nos 17 anos serão concluídos no sábado (02/05), quando estão programadas semifinais e finais, e, no dia 7, entram em quadra os atletas da categoria universitária, cujas inscrições gratuitas podem ser feitas pelos fones (51) 3245-3925 ou (51) 8124-1255 e, ainda, pelo e-mail torneioescolaruniversitario@hotmail.com. Do Rio Grande do Sul, a competição, que teve início no Paraná, em março, realiza a última seletiva da temporada entre instituições de ensino do Estado de São Paulo, de 23 de maio a 16 de junho.
Prêmio – Lançada nesta temporada, a Copa Itaú de Tênis oferece aos campeões de simples de cada seletiva uma viagem aos Estados Unidos, incluindo passagem aérea, treinamento em uma conceituada academia, traslado aeroporto-academia-aeroporto, hospedagem, café da manhã, almoço, jantar e curso de inglês. A competição também premia com troféu a “Melhor Instituição de Ensino do Estado”, de acordo com o desempenho de seus atletas, na soma dos resultados de simples e de duplas.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2009 é patrocinada pelo Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, com a chancela da CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) e o apoio do Clube do Tênis, PUC-RS, USP, Revista Tennis View e Federações de Tênis dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. A etapa gaúcha também conta com o apoio da HP do Brasil, Impressoras e Multifuncionais.