A etapa inaugural do Circuito Unimed de Tênis Infanto-juvenil Brasileiro, em Joinville, Santa Catarina, teve o domínio dos tenistas do Sul do País. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná dividiram os oito títulos em disputa neste domingo nas quadras do Joinville Tênis Clube.
Os gaúchos venceram quatro finais, nos 12 e 16 masculino e nos 16 e 18 feminino. Entre os menores, Rafael Matos derrotou Roberto Bazarella(ES) com duplo 6/1, enquanto nos 16, Eduardo Dischinger completou a excelente semana vencendo Thiago Pinheiro(SP) por 7/6(2) e 6/4. No feminino, a decisão dos 16 foi entre duas atletas do RS, com vantagem de Martina Yurgel, que marcou 6/1 e 6/4 em Gabriela Cé(RS). Nos 18, Thaís Xavier mostrou mais uma vez tranquilidade para sair de situações difíceis e sair com o troféu de campeã. Dessa vez a vitória foi sobre a paranaense Giovanna Portiolli, após três duros sets, com parciais de 4/6 6/4 e 6/3.
Catarinense Rodrigo Schaefer conquista 1o. título nacional da carreira
Santa Catarina comemorou dois títulos, nos 12 feminino e na principal categoria, os 18 masculino.
Luana Trautwein, atleta da Academia de Larri Passos, derrotou Isabela Camargo por 6/4 e 6/2 e Rodrigo Schaefer de Florianópolis, a grande surpresa do torneio, conquistou seu primeiro título nacional ao superar Fabrício Neis por 6/3 e 6/2.
“Estou bem contente, nunca tinha chegado a uma final de torneio nacional e foi meu primeiro título brasileiro. Mas isso não muda os planos de no próximo ano fazer universidade nos Estados Unidos jogando tênis e depois seguir para o profissional”, contou Schaefer, de 17 anos, que treina com Rafael Westrupp em Florianópolis.
O Paraná surpreendeu também nos 14 masculino, com Felipe Garla alcançando o troféu da categoria fazendo 6/1 e 6/2 em Igor Leite(SP). Também nos 14, Mariana Buffara(PR) voltou a vencer um torneio nacional, depois de estar totalmente recuperada de uma lesão no pulso direito. No Unimed, ganhou a decisão contra Samantha Rego(SP) por 6/2 e 7/6(0).
Logo após as finais, o padrinho do Circuito Unimed 2008, Maurício Pommê jogou uma partida exibição de duplas, ao lado de Thomaz Koch e contra Mauro Menezes e Dalmo Oliveira, presidente da Unimed Seguros. O evento faz parte das ações da Unimed Brasil que apóia o Movimento Paraolímpico brasileiro e auxilia na divulgação do Tênis em Cadeira de Rodas. Pommê aproveitou para confirmar sua participação nos Jogos Paraolímpicos de Pequim.
“Eu sou 50o do ranking mundial, entram 64 na chave em Pequim. Ainda não fui oficialmente confirmado, mas tenho certeza que vou defender o Brasil nos Jogos”, disse o cadeirante.
De Joinville, o Circuito Unimed segue para Uberlândia, Goiânia,Ribeirão Preto,Campo Grande e termina com o Masters em Americana, interior de São Paulo. Os campeões R$ 1,5 mil de ajuda de custo e uma semana de treinamento no IDTC- International Development Tennis Center-, em Buenos Aires, Argentina.
Resultados finais:
12F-Luana Trautwein(SC) d. Isabela Camargo(SC) 6/4 6/2
12M-Rafael Matos(RS) d. Roberto Bazarella(ES) 6/1 6/1
14F-Mariana Buffara(PR) d. Samantha Rego(SP) 6/2 7/6(0)
14M-Felipe Garla(PR) d. Igor Leite(SP) 6/1 6/2
16F-Martina Yurgel(RS) d. Gabriela Ce(RS) 6/1 6/4
16M-Eduardo Dischinger(RS) d. Thiago Pinheiro(SP) 7/6(4) 6/4
18F- Thaís Xavier(RS) d. Giovana Portiolli(PR) 4/6 6/4 6/3
18M-Rodrigo Schaefer(SC) d. Fabrício Neis(RS)
O Circuito Unimed de tênis infanto-juvenil brasileiro 2008 é uma realização da Unimed Brasil e Unimed Seguros, com a organização da Try Sports e o apoio de Olympikus – a marca esportiva oficial do circuito, Babolat – a bola oficial do circuito, IDTC – International Development Tennis Center, Revista Tennis View e da Confederação Brasileira de Tênis. Também apóiam esta primeira etapa o Alven Palace Hotel, o Joinville Tênis Clube e a Federação Catarinense de Tênis.
www.trysports.com.br