São Paulo (SP) – A quinta edição da Credicard MasterCard Tennis Cup foi lançada nesta terça-feira, com um almoço, na histórica Casa da Fazenda do Morumbi, na capital paulista. O maior Challenger da América do Sul acontece de 16 a 30 de julho com a presença de alguns dos melhores nomes do tênis nacional e internacional, masculino e feminino.
Estivaram juntos para a apresentar e celebrar o quinto ano consecutivo do evento o secretário de esportes de Campos do Jordão,Turíbio Leite de Barros Neto, Fernando Chacon da Credicard, José Tosi da MasterCard e Danilo Marcelino da Try Sports.
O mineiro titular da equipe da Copa Davis e que foi vice-campeão de duplas no ano passado, André Sá, também esteve presente e destacou a consolidação do evento no calendário do tênis e o fato de poder jogar em casa, próximo da família e com a torcida da favor. Fernando Meligeni, capitão da Copa Davis, parabenizou os promotores do evento por dar continuidade ao investimento no tênis.
Marcelino aproveitou o lançamento para anunciar o primeiro convite (‘wild card’) para a chave feminina. Com o objetivo de apoiar o tênis nacional, nos últimos anos, ao conceder os ‘wild cards’ para tenistas juvenis, a Try Sports foi responsável pelos primeiros pontos no ranking da ATP e WTA de várias promessas do Brasil, como Bruno Rosa, Diego Cubas, Raony Carvalho, Teliana Pereira, entre outros. Este ano, a primeira a ganhar um convite para jogar a chave principal do torneio é a paulista Viviane Marani, de 18 anos, segunda colocada no ranking nacional e campeã da etapa de Blumenau da Credicard MasterCard Junior’s Cup.
Com entrada franca, o público que sobe a serra durante as férias, tem a oportunidade de ver os principais tenistas do País em ação e estrelas do circuito em ascensão. Nos últimos anos passaram pelas quadras do Tênis Clube de Campos do Jordão, tenistas como Flávio Saretta, Mello e André Sá, que estará novamente no torneio.
Entre os estrangeiros, Gilles Muller, de Luxemburgo, ex-número um do mundo juvenil, responsável pela eliminação de Rafael Nadal, em Wimbledon, Giovanni Lapentti, irmão mais novo de Nicolas Lapentti, que conquistou o título em 2003, o croata Mario Ancic, considerado o sucessor de Goran Ivanisevic, que está entre os top 20 da ATP; Marcos Baghdatis, do Chipre, outro ex-número um do mundo juvenil que já está entre os top 100; o paraguaio Ramon Delgado, que já derrotou Pete Sampras e esteve entre os top 50; e o russo Dmitry Tursunov, que em 2003 venceu Gustavo Kuerten no US Open e neste ano, Tim Henman, em Wimbledon, também participaram da Credicard MasterCard Tennis Cup nos últimos anos.
Entre as mulheres, a número um do Brasil e primeira tenista do país a figurar entre as top 150 nos últimos 10 anos, Maria Fernanda Alves, detentora do título e outras duas ex-campeãs da competição, Seda Noorlander, da Holanda, que já esteve entre as top 50 da WTA, com vitórias no currículo diante de Jennifer Capriati e a portuguesa Frederica Piedade, são presenças garantidas em Campos do Jordão.