O qualifying da 12ª edição do Tennis Classic Vivo Nokia Rio Quente Resorts começa neste sábado, dia 8, a partir das 10h da manhã nas quadras rápidas do Rio Quente Resorts, em Goiás. O torneio que distribui 15 mil dólares em prêmios e pontos no ranking mundial terá o início da chave principal na segunda-feira, contando com a presença dos nomes da nova geração do tênis brasileiro, como Marcelo Demoliner, José Pereira Jr, Thiago Lopes, entre outros, sem falar no filho do campeão de Roland Garros, Andrés Gomez, Emílio Gomez.
A chave do qualifying será composta por 64 jogadores, dos quais oito se classificam para a chave principal. A maioria dos tenistas que está no classificatório já treina nas quadras rápidas do Resort. São muitos brasileiros em busca dos seus primeiros pontos no ranking mundial, como foi o caso de Franco Ferreiro, campeão de 2003 do Tennis Classic, que volta ao Resort, na chave principal, atrás de pontos no ranking. Ex-136º do ranking mundial, Ferreiro se lesionou e quer voltar a competir nos maiores torneios do mundo, como fez no ano passado, em que jogou a chave principal de Roland Garros.
Convites – Gabriel Pimentel, de Brasília e Gabriel Barbosa, de Goiânia, de apenas 16 anos, foram os jogadores que ganharam convites da CBT, Confereração Brasileira de Tênis, para disputar a chave principal do XII Tennis Classic Vivo Nokia Rio Quente Resorts. O campeão do CNIP (pré-qualifying) de Goiânia foi o brasiliense Pimentel, que venceu na final Thiago Boucinhas Gomes, de São Paulo, por 6/4 7/6(5), para ganhar a vaga na chave principal do Future. Já o goiano Barbosa, por ser o melhor juvenil de sua cidade neste CNIP, ganhou o convite disputará o primeiro torneio profissional da carreira.
Desde a sua primeira edição, em 2002, praticamente todos os tenistas da nova geração que hoje estão em destaque no cenário nacional, passaram pelas quadras do Rio Quente Resorts, incluindo João Souza, o Feijão, que recentemente venceu um grande torneio Challenger, na Colômbia, André Ghem, Caio Zampieri, Thiago Alves, Ricardo Hocevar, Francisco Costa, o próprio Ferreiro, entre outros. Marcelo Melo e Bruno Soares, a atual dupla da Copa Davis e que enfrenta os uruguaios no sábado, em Bauru, já foi campeã do Tennis Classic Vivo Nokia, em 2004.
O 12º Tennis Classic Vivo Nokia Rio Quente Resorts é uma realização da Try Sports, com apresentação da Stella Artois, patrocínio da Vivo e da Nokia, co-patrocínio do HSBC, Sabie – enxovais corporativos, Pomptur, Unimed Cerrado, Sorvetes Nestlé, Empreza/FGV, Formulários Piloto, Diversey, Macom – equipamentos para cozinhas profissionais, Medilar, Vulcano, La Fruit, Água Mineral Goyá, Gráfica Ipanema, Elvi Cozinhas Profissionais e apoio de BandSports, Revista Tennis View, Try Floor Pisos Esportivos, Rio Quente Resorts, Hot Park, A Praia, Valetur, Dunlop, CBT, ITF e ATP.
Todos os campeões do Tennis Classic Rio Quente Resorts
11ª edição (maio/ 2009) – Carlos Oliveira (BRA) # Fernando Romboli (BRA)/ Nicolas Santos (BRA)
10ª edição (mai/ 2008) – Marcel Felder (URU) # André Miele/ Marcelo Demoliner (BRA/ BRA)
9ª edição (mai/ 2007) – Caio Zampieri (BRA) # Caio Zampieri/ Renato Silveira (BRA/ BRA)
8ª edição (set/ 2006) – Francesco Piccari (ITA) # Sebastian Decoud/ Leonardo Mayer (ARG/ ARG)
7ª edição (ago/ 2005) – Alexandre Simoni (BRA) # Alexandre Bonatto/ Henrique Pinto-Silva (BRA/ BRA)
6ª edição (fev/ 2005) – Francisco Costa (BRA) # Brian Dabul/ Damian Patriarca (ARG/ ARG)
5ª edição (ago/ 2004) – André Ghem (BRA) # Daniel Melo/ Marcelo Melo (BRA/ BRA)
4ª edição (mar/ 2004) – Bruno Soares (BRA) # Marcelo Melo/ Bruno Soares (BRA/ BRA)
3ª edição (ago/ 2003) – Franco Ferreiro (BRA) # Eduardo Bohrer/ Paul Capdeville (BRA/ CHI)
2ª edição (fev/ 2003) – Francisco Costa (BRA) # Pedro Braga/ Kepler Orellana (BRA/ VEN)
1ª edição (ago/ 2002) – Gilles Muller (LUX) # Bruno Soares/ Marcelo Melo (BRA/ BRA)