Joinville (SC) – Começa amanhã o qualifying da 1a etapa do Circuito Unimed de Tênis Infanto-juvenil Brasileiro, em Joinville, Santa Catarina. e o estado é o que mais conta com jogadores no classificatório- 37 ao todo, divididos em cinco categorias- 14 anos masculino e feminino, 16 anos masculino e 18 anos masculino e feminino. O Paráná vem logo atrás, com 19 atletas, seguido por São Paulo, 17 e Rio Grande do Sul, com 10. Mas o concorrido torneio contará com a presença de jogadores até do Mato Grosso do Sul e do Espírito Santo na busca por uma vaga na chave principal.
Santa Catarina dá uma mostra de como está desenvolvendo o tênis no estado ao ser maioria absoluta na disputa dos 14 anos masculino. São 18 atletas disputando uma das quatro vagas na competição principal, contra seis do Paraná, dois do Rio Grande do Sul e dois de São Paulo.
Esta é uma das categorias iniciantes do tênis competitivo e o grande número inscritos, comprova o crescimento do esporte no estado com a chegada de novos praticantes nos clubes e academias.
Mas nem todos estão começando a jogar. Alguns dos jovens tenistas presentes no quali, estiveram entre os melhores de sua categoria na última temporada, mas com a virada do ano e a troca de idade, têm que passar pelo qualifying. Um bom exemplo é Lucas Campos, que esteve sempre entre os cinco melhores do país em 2004 e agora, mesmo depois de disputar a gira sul-americana, joga o classificatório para tentar a vaga na chave principal.
Carlos Vítor Arcari segue o mesmo caminho. Depois de figurar entre os melhores do estado no ano passado, vai brigar com outros 27 tenistas para entrar na disputa principal. Por estes motivos, o quali do Unimed promete um alto nível técnico desde a primeira rodada.
“Quando o Circuito Unimed ganhou abrangência nacional, entre os seus objetivos estava o de propiciar à tenistas de vários estados a facilidade de somar pontos sem sair de casa, ou sem precisar viajar para muito longe. Esta etapa de Santa Catarina ajuda os tenistas do sul do país, embora venham jogadores de todo o Brasil. No primeiro ano da categoria, os tenistas não costumam investir em muitas viagens por que sabem que será uma temporada muito difícil,com muitos classificatórios pela frente então, podendo jogar em casa, é mais fácil ultrapassar a barreira do ranking”, explicou Nelson Aerts, diretor da Try Sports, empresa promotora do Circuito Unimed.
Os jogos começam às 8:30 hs de segunda-feira no Joinville Tênis Clube e na Embraco, sempre com entrada franca. Informações, chaves e programação no site www.trysports.com.br
Com abrangência nacional desde 2004, o circuito, que inicialmente era realizado apenas em Santa Catarina, nesta temporada promete agitar diversas cidades do País. A idéia é viabilizar a participação de atletas de outras localidades, elevando, assim, ainda mais o nível da competição.
O Circuito Unimed de Tênis Infanto-juvenil Brasileiro é uma realização da Unimed Brasil, com a organização da Try Sports Empreendimentos Esportivos e o apoio de Head/ Penn – Brasil, CBT, Revista Tennis View e das Federações de Tênis dos Estados de Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Rio de Janeiro.