Rio de Janeiro (RJ) – Pietro Jordão (Anglo-Americano) e Juliana Gonçalves (Braga Carneiro) são os grandes campeões da segunda etapa da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário, no Rio de Janeiro, que reuniu tenistas da categoria 18 anos desde sábado na Fazenda Clube Marapendi, na Barra da Tijuca. Além do título do torneio, ambos conquistaram uma bolsa de estudos e treinamento na conceituada academia Sanchez-Casal, em Barcelona, na Espanha, prêmio oferecido aos 32 vencedores de todas as categorias da competição.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento técnico aliado à formação intelectual dos tenistas por meio dos estudos, a Copa Itaú reúne jogadores matriculados em instituições de ensino público e particular em quatro categorias com inscrições gratuitas. Antes da disputa dos 18 anos, dois tenistas do Rio já haviam carimbado passaporte para a Espanha: Vitor Leal e Nicole Souza garantiram a viagem ao vencerem a chave dos 12 anos. Colocando em jogo mais duas bolsas, a terceira etapa da seletiva carioca da Copa Itaú, categoria 14 anos, tem início no próximo sábado (dia 22) e termina na terça-feira (25). A disputa da categoria universitária, quarta e última etapa do torneio, acontece entre os dias 27 e 30 (de quinta a domingo). Os formulários de inscrição estão disponíveis no www.trysports.com.br.
Pietro Jordão superou na decisão desta terça-feira o cabeça de chave número 1 do torneio, Fernando Silveira (CES Petropolitano), por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1. O dia foi de vitória em dose dupla para o tenista: depois de triunfar em simples, Pietro ainda sagrou-se campeão da chave de duplas jogando ao lado de Victor Grassani. Eles derrotaram na final a parceria formada por Pablo Vidal e Luís Henrique Silva por 6/2 e 6/1.
“A final de simples acabou sendo melhor do que eu imaginava, mas era uma partida perigosa. Eu sabia que não podia entrar no jogo dele, tinha que partir para cima, que é a minha característica de jogo. Consegui encaixar bem meu saque e deu tudo certo”, disse Pietro. “Tentei não pensar muito na bolsa, que era um grande sonho para mim, e a ficha ainda não caiu. Não estou acreditando que vou para Barcelona”.
Se no masculino o cabeça 1 do torneio ficou com o vice-campeonato, na chave feminina a primeira pré-classificada Juliana Gonçalves confirmou o favoritismo e sagrou-se campeã ao vencer Júlia Flórito (Instituto Elo) por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2. A tenista entrou nervosa em quadra e precisou suar para superar a adversária na decisão.
“Foi um jogo muito tenso. Entrei focada, mas estava um pouco nervosa, sentindo uma certa obrigação de ganhar. A Júlia tem muita raça e não foi fácil conquistar essa vitória, só consegui porque entrei querendo muito ganhar”, disse Juliana. “Agora é aproveitar essa experiência incrível de ir para uma das melhores academias do mundo e tentar melhorar meu físico e minha parte mental. Tenho muito a desenvolver e essa vai ser uma oportunidade única”.
Formato de sucesso comprovado em instituições de ensino norte-americanas, o modelo de aproximar universidades e escolas do dia a dia dos alunos interessados na prática de qualquer modalidade esportiva traz inúmeros benefícios à vida dos atletas, incluindo a compreensão da necessidade de manter a saúde do corpo sem perder o foco na formação intelectual. Entre os ídolos do tênis que aprovam a ideia e trazem no currículo a experiência de quem já foi aluno-atleta estão John McEnroe, Mikael Pernfors, James Blake, John Isner, Jimmy Connors, Arthur Ashe entre muitos outros.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário realiza seletivas estaduais que premiam os campeões das chaves de simples com uma bolsa de curso de idioma e treino de tênis fora do País, com todas as despesas pagas, além de oferecer troféu à melhor escola e universidade do Estado, de acordo com a soma dos resultados de seus alunos, nas chaves de simples e de duplas. No ano passado, os campeões ganharam como prêmio a viagem aos Estados Unidos, com aulas de tênis e inglês, na academia Sanchez-Casal da Flórida.
Inscrições gratuitas beneficiam atletas de todas as classes sociais – Um dos diferenciais da Copa Itaú de Tênis está no fato de que a competição beneficia alunos-atletas de todas as classes sociais, sem nenhuma distinção, ao isentar todos os participantes de taxa de inscrição; propor disputas regionais que evitam o deslocamento dos atletas para outros Estados; e oferecer estrutura de competições oficiais dos calendários estaduais e nacional, com camisetas do evento e serviços de fisioterapia, boleiro e arbitragem.
Clínica de Tênis Palestra Sobre Prevenção de Lesões – Todas as seletivas da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 contam com clínicas de tênis gratuitas ministradas por profissionais da área. Em outra atividade especial do evento, tenistas, pais, técnicos e profissionais da área de saúde, poderão assistir a uma palestra sobre prevenção de lesões esportivas. A atividade é ministrada pelo médico Rogério Teixeira da Silva, presidente do NEO (Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia), Mestre e Doutor em Ortopedia e Medicina Esportiva pela UNIFESP, eleito Presidente do Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT para o biênio 2009/2010. No Rio de Janeiro, a palestra ocorrerá no dia 22 de maio, sábado, às 14h, na sede do torneio.
Tanto a clínica quanto a palestra são abertas e gratuitas a pais, tenistas, treinadores e à comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail rj@copateniseu.com.br. O mesmo e-mail também deve ser usado para garantir lugar em qualquer uma das categorias da Copa Itaú.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio da Secretaria de Turismo, Lazer e Esportes do Rio de Janeiro, do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.
Cronograma
RIO DE JANEIRO
Local: Fazenda Clube Marapendi (Rio de Janeiro/RJ)
Informações: rj@copateniseu.com.br
Fax: (21) 2480-7130
Categoria 12 anos – de 8 a 11 de maio – disputa encerrada
Categoria 18 anos – de 15 a 18 de maio – disputa encerrada
Categoria 14 anos – de 22 a 25 de maio – inscrições encerradas
Categoria universitário – de 27 a 30 de maio – inscrições até o dia 20 de maio de 2010