As finais da 5a etapa do Itaú Masters Tour em São Paulo foram um sucesso de público e de jogo. No feminino, o resultado só embolou ainda mais a corrida pelo título de melhor atleta da temporada. Andrea Vieira e Sumara Passos derrotaram por 6/2 6/0 Ana Paula Zannoni e Vanessa Menga, que sentiu a falta de ritmo por estar afastada quase um ano em função da gravidez de Maria, que vai fazer dois meses no dia 10 de setembro.
A vitória de Sumara a coloca na segunda colocação no ranking, com 31 pontos, apenas seis atrás da líder Ana Zannoni. Luciana Tella corre por fora com 26 pontos na terceira posição.
‘Eu fiquei muito feliz com a vitória, mas muito mais pela possibilidade de jogar com a Dadá. Nós trabalhamos juntas há mais de um ano e estávamos esperando essa oportunidade. Sobre ser campeã do circuito se conseguir, vai ser demais, mas não quero focar muito nisso para não ficar ansiosa e acabar jogando mal”, falou Sumara.
Andrea Vieira também ficou satisfeita em vencer em casa depois de um ano e meio sem conquistar uma etapa do Masters Tour.
“No primeiro ano eu ganhei o circuito e depois entraram as meninas mais novas e não consegui mais vencer, ficou bem competitivo e Angra vai ser bem legal, com várias jogadoras com chances de levar o troféu da temporada”.
No masculino, Roberto Jabali e Marcelo Saliola buscaram inspiração na quadra central da Sociedade Harmonia de Tênis para virar o jogo contra Júlio Silva e Júlio Góes e conquistar o título da última etapa classificatória da temporada 2013, por 4/6 7/5 10/6.
“ A gente entra nesta quadra e lembra de quantos confrontos importantes foram jogados aqui. Copa Davis, Challengers, isso parece que faz a diferença, a gente incorpora esse clima e luta como se fosse a final de um ATP Tour”, falou Jábali.
Cassio Motta, que ao lado de Ricardo Mello foi eliminado pelos campeões na semifinal, relembrou os velhos tempos, curtiu competir novamente e falou da importância da união do grupo e dupla na Copa Davis.
“Não estou acompanhando o time, mas posso dizer que a Davis é a única hora no tênis, fora Jogos Olímpicos, que você defende o país e é em equipe, então tudo depende do ambiente do grupo, porque isso faz uma diferença enorme para jogar, você tem que ter muita garra e o time precisa estar muito unido, ainda mais com jogos de cinco sets, torcida contra, tudo fica mais difícil”, disse.
“A dupla é um ponto que troca o jogo e muitas vezes define o que vai acontecer no terceiro dia. Se vai jogar com ou sem pressão. Hoje temos uma vantagem enorme, os nossos jogadores de dupla estão entre os melhores do mundo, espero que joguem bem e ganhem esse ponto. Desejo boa sorte para eles”, completou Motta.
O Itaú Masters Tour encerrou em São Paulo as etapas classificatórias da temporada 2013. A próxima competição será a Grande Final, em Angra dos Reis, no Club Med, em novembro.
Resultados finais:
Andrea Vieira/ Sumara Passos d. Vanessa Menga/ Ana Zannoni 6/1 6/0
Roberto Jabali/Marcelo Saliola d. Júlio Silva/Júlio Góes 4/6 7/5 10/6
A 11a edição do Itaú Masters Tour é patrocinada pelo Itaú, com o co-patrocínio de Petrobras – Governo Federal, Brasil – País Rico é País sem Pobreza, Peugeot – o carro oficial -, Azul – a transportadora oficial -, Teleperformance, Amil e o apoio de Babolat, Trousseau, Sociedade Harmonia de Tênis e Hotel George V. A organização é da TrySports.