A Copa Itaú inicia nesta quinta-feira, na USP, em São Paulo, a disputa da categoria universitária, com recorde de inscritos e com um atrativo a mais. O Dr. Rogério Teixeira da Silva, Mestre e Doutor em Ortopedia e Medicina Esportiva pela UNIFESP e especialista em tênis, já tendo participado de diversos torneios ATPs e feito parte de mesas redondas com as maiores autoridades do mundo no tema, dará uma palestra gratuita sobre prevenção de lesões no tênis, às 12h00min, no Auditório do Cepeusp (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo – Praça 02,Prof. Rubião Meira,61.
“Vamos dar dicas práticas de como prevenir lesões e mostrar como elas funcionam,” explicou o Dr. Rogério que esteve no último congresso de médicos especialistas em tênis, em Valência, no fim de 2009. “Um dos temas que vamos abordar também e que está sendo muito discutido são as lesões no tendão, especialmente os dos joelhos, por causa da lesão do Rafael Nadal.”
A palestra do Dr. Rogério Teixeira de Silva, que também é presidente do NEO (Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia) e do Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT, é aberta a todos os interessados e dirigida a técnicos, preparadores físicos, tenistas, entre outros.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento técnico de tenistas brasileiros, integrando estudo e educação, a Copa Itaú reúne tenistas e estudantes de instituições de ensino público e particular nas categorias 12, 14, 18 anos e universitário, masculino e feminino, com jogos de simples e duplas e inscrições gratuitas, em São Paulo, no Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. A Copa Itaú vai até o dia 30 de maio e ainda há inscrições abertas no www.trysports.com.br.
A Competição – Lançada em 2009, a Copa Itaú de Tênis Escolar e Univeristário trouxe ao Brasil um novo modelo de auxílio no desenvolvimento de tenistas. Agora, os atletas que já levam o nome de seus clubes e academias a diferentes regiões do Brasil por meio de competições promovidas pelas federações e confederação, também terão a oportunidade de representar suas instituições de ensino dentro de quadra. Muito comum em instituições de ensino norte-americanas, o modelo de aproximar universidades e escolas do dia-a-dia dos alunos interessados na prática de qualquer modalidade esportiva traz inúmeros benefícios à vida dos atletas, incluindo o de ressaltar a importância de manter a saúde do corpo sem perder o foco na formação intelectual. No ano passado, a competição premiou 24 campeões com uma viagem aos Estados Unidos, e neste ano, de acordo com o plano de expansão do torneio que incluiu no calendário a etapa do Rio de Janeiro, o número de beneficiados sobe para 32.
Clínica de Tênis – Cada seletiva da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 terá clínicas de tênis gratuitas ministradas por profissionais da área.
A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 é uma realização do Núcleo de Estudos em Esportes e Ortopedia, em parceria com o Instituto Tênis, com o patrocínio do Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte – Brasil Um País de Todos – Governo Federal, a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e o apoio do Clube do Tênis, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da Fazenda Clube Marapendi e da Revista Tennis View.