Angra dos Reis (RJ) – A reedição da parceria entre o equatoriano Andres Gomez, campeão de Roland Garros em 1990, e Jaime Oncins, um dos melhores tenistas da história do Brasil, após mais de 15 anos rendeu à dupla o título da Grande Final do Citibank Masters Tour 2008. Numa decisão marcada pelo equilíbrio, neste sábado, no Club Med Rio das Pedras, Gomez e Oncins derrotaram o brasileiro João Soares e o argentino Patricio Arnold por 2 sets a 1 (5/7, 6/2 e 10/8), garantindo o troféu da competição que encerra o único circuito de seniors do país.
“Foi uma partida muito equilibrada, tudo o que se pode esperar de uma decisão”, disse Jaime Oncins, vice-campeão de duplas mistas em Roland Garros em 2000. “Fazia muito tempo que não jogávamos juntos, e ao longo do torneio fomos encontrando nosso ritmo novamente. Foi um prazer jogar com ele novamente e é muito gratificante conquistar essa vitória logo no primeiro ano em que disputo o circuito”
Jogando juntos, Gomez e Oncins conquistaram em 1991 o título do ATP de São Paulo, o primeiro do brasileiro no circuito mundial e uma das últimas competições do equatoriano como profissional. Gomez, que disputou as últimas três decisões da Grande Final do Citibank Masters Tour (foi campeão em 2006 e vice em 2007), festejou a conquista de mais um título ao lado do antigo parceiro.
“Foi muito especial fazer mais uma final aqui, e mais ainda conquistar esse título jogando com o Jaime, com quem conquistei o título do ATP de São Paulo tantos anos atrás”, comemorou Gomez, número 1 do mundo em duplas em 1986. “Foi uma partida duríssima, o Patricio jogou muito bem, mas felizmente conseguimos vencer. Aos poucos fomos acertando a questão do entrosamento desde a primeira partida e hoje, apesar das dificuldades no primeiro set, conseguimos nos entender muito bem em quadra”.
A sexta edição do Citibank Masters Tour foi a maior da história do circuito, com um total de nove etapas que classificaram os melhores para a Grande Final. Antes de chegar ao Club Med para a disputa da Grande Final, o circuito passou por Curitiba, São Paulo (Clube Paineiras do Morumby e Esporte Clube Pinheiros), Porto Alegre, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Ribeirão Preto.
O Citibank Masters Tour 2008 foi uma realização da Try Sports, com o patrocínio do Citibank, co-patrocínio de MasterCard, apoio de Credicard Citi, MetLife, Contax, Resource, Legg Mason, Damovo/ Aastra, Babolat – a bola oficial do circuito, BandSports e Revista Tennis View.
Todos os campeões da Grande Final:
2008 – Andres Gomes e Jaime Oncins
2007 – Nelson Aerts e Cesar Kist
2006 – Andres Gomez e Mauro Menezes
2005 – Júlio Góes e Pablo Albano
2004 – Roberto Jábali e João Soares
2003 – Fábio Silberberg e João Soares
Todos os campeões da temporada 2008:
1ª etapa – Curitiba / PR
Master – João Soares e Pablo Albano
2ª etapa – São Paulo / SP (Clube Paineiras do Morumby)
Master– Júlio Góes e Marcelo Saliola
3ª etapa – Porto Alegre / RS
Master – Cristiano Testa e Francisco Costa
4ª etapa – Campinas / SP
Master – Alexandre Hocevar e Francisco Costa
5ª etapa – Rio de Janeiro / RJ
Master – Fernando Roese e Marcio Carlsson
6ª etapa – São Paulo / SP (Esporte Clube Pinheiros)
Master – Jaime Oncins e Roberto Jábali
7ª etapa – Brasília / DF
Master – João Soares e Marcelo Saliola
8ª etapa – Goiânia / GO
Master – Marcio Carlsson e Willim Kyriakos
9ª etapa – Ribeirão Preto / SP
Master – Nelson Aerts e Patrício Arnold