São Paulo (SP) – Alguns dos maiores nomes do tênis feminino brasileiro nas últimas décadas entrarão em quadra na próxima semana em um evento inédito e histórico. Andréa “Dada” Vieira, ex-top 100 do ranking mundial, Patrícia Medrado, ex top 50 em simples e 9a em duplas, e Gisele Miró, campeã Pan-americana, são apenas alguns dos nomes que entrarão em quadra no próximo final de semana (de 14 a 16 de março) na 2a etapa do Citibank Masters Tour, em São Paulo. Esta é a primeira vez em seis anos de realização do único circuito de seniors do Brasil, que as ex-profissionais ganham uma chave feminina e competem no mesmo evento que os principais atletas do tênis masculino nacional, como Thomaz Koch, Júlio Góes, Givaldo Barbosa, Nelson Aerts e muitos outros.
>>> Clique aqui e saiba mais sobre o evento…
Com entrada gratuita, a disputa das mulheres, no Clube Paineiras do Morumby (Avenida Doutor Alberto Penteado, 605, Morumbi-SP), acontecerá em paralelo à chave masculina, oferecendo um espetáculo completo para os fãs do tênis, que poderão ver em ação os ídolos que escreveram a história desse esporte no Brasil. “A chave feminina dará uma oportunidade para as mulheres retornarem à competição. Será uma etapa experimental, mas acredito que será muito bom para elas se reencontrarem. Tenho certeza que será uma etapa de muito sucesso. Quem sabe daí não surja um circuito feminino”, diz Danilo Marcelino, um dos diretores da Try Sports.
Completam a lista feminina, Gisele Faria, Roberta Burzagli, Luciana Tella, Eugenia Maia e Silvana Campos, todas com histórico de grandes participações em competições internacionais e no ranking mundial. Para Patrícia Medrado, que defendeu o Brasil na Fed Cup por 14 anos como jogadora e técnica, o melhor deste evento, é possibilitar o encontro de gerações. “Acho importante reunir novamente jogadoras que representaram o Brasil durante tantos anos. Muitas delas, assim como eu, ainda estão na ativa disputando torneios sempre que podem. Vai ser gostoso. São gerações diferentes que vão poder competir de uma forma mais descontraída”, disse Patrícia Medrado, que hoje atua como coordenadora em escolas particulares de tênis, é presidente de um instituto que leva seu nome, ministra clínicas e palestras e ainda consegue arrumar tempo para participar de competições por idade regularmente.
Gisele Faria, número 1 do mundo no ranking juvenil em 1986 também salienta a importância de mostrar às jovens tenistas os principais nomes do esporte feminino. “A iniciativa é muito legal para valorizar o tênis feminino e mostrar para as tenistas de hoje que o tênis brasileiro já teve ótimas jogadoras. Muitas das atletas que estão no circuito juvenil ou no início do profissionalismo só tem uma recordação mais forte da Maria Esther Bueno. Ela é o Guga que as meninas têm. Vai ser uma ótima oportunidade para relembrar os velhos tempos”, disse Gisele Faria, que disputa sua segunda competição após quatro anos sem pegar na raquete.
O Citibank Masters Tour é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio do Citibank e apoio de Credicard Citi, MasterCard, Met Life, Babolat – a bola oficial do circuito, Olympikus – a marca esportiva oficial do circuito, BandSports, Revista Tennis View e Paineiras do Morumby.