Sob comando de Larri Passos, João Zwetsch e Marcos Daniel, as jovens promessas do tênis brasileiro Tiago Fernandes, Guilherme Clezar e Bruno Sant\’Anna venceram seus confrontos na estreia da chave principal do I Algar Telecom Rio Quente Resorts Challenger, de US$ 50 mil em prêmios.
Tiago eliminou o experiente Marcel Felder, cabeça de chave 6 do torneio e defensor do Uruguai na Copa Davis, por duplo 7/5. \”Foi um jogo duro, comecei perdendo, mas consegui uma vitória importante. Essa fase de transição de juvenil para profissional é uma fase de mais derrotas que vitórias, por isso cada vitória em um Challenger é uma grande conquista e dá muita confiança\”, comentou Tiago, de 19 anos, pupilo de Larri.
Por 7/6 (2), 3/6 e 6/0, Bruno, de 18 anos, treinado por Marcos Daniel, também superou um adversário importante: o tcheco Ivo Minar, campeão do Challenger de Santos, no final de abril, e semifinalista do Challenger de São Paulo, na semana passada. \”Hoje saquei bem e ganhar de um adversário forte como o Minar é bom, aumenta a confiança\”, destacou Bruno, que enfrentará nas oitavas o gaúcho Marcelo Demoliner, que venceu o juvenil Marcelo Tebet Filho, de 16 anos, atleta do Instituto Tênis/Itaú, por 6/1 e 6/4.
Já Clezar, que é treinado por João Zwetsch, capitão da Davis, venceu o carioca Fabiano de Paula por duplo 6/4. Mas não foram apenas as jovens promessas que saíram vitoriosas de quadra na primeira rodada. Os favoritos, Ricardo Mello, cabeça 2 do torneio, também avançou na competição ao vencer o peruano Duilio Beretta por 6/4 e 6/3. E Thiago Alves, cabeça 4, despachou o chileno Cristobal Saavedra-Corvalan por 7/6 (3) e 7/5.
Nesta terça-feira, mais seis brasileiros buscam vaga nas oitavas do Challenger do Rio Quente. Entre eles está Júlio Silva, cabeça 3 do torneio e campeão do Future do Rio Quente em 2011. Júlio, vice-campeão do Challenger de São Paulo, na semana passada, enfrenta o argentino Guido Andreozzi, no segundo jogo da quadra central. Abrindo a rodada, às 10h, Fernando Romboli joga contra o argentino Christian Ignacio Benedetti. E Leonardo Kirche pega o cabeça 1, o chileno Paul Capdeville. A rodada ainda prevê outros cinco jogos de simples e mais três de duplas.
O I Algar Telecom Rio Quente Resorts ATP Challenger Tour é apresentado pela Stella Artois e Diversey, com o patrocínio de Honda Haikar, Unimed Cerrado, Medilar, Revista IstoÉ Dinheiro, Pomptur, Sorvetes Creme Mel, Rodriaço, Água Goya, Automafácil, Sucos Spres, Teka, Formulários Piloto, Gráfica Ipanema, Imol, Empreza e Actisa e o apoio de ATP Challenger Tour, Try Floor Pisos Esportivos e Revista Tennis View. A organização é da Try Sports e do Rio Quente Resorts.
Os jogos podem ser acompanhados ao vivo pelo Score Online do site da ATP (www.atpworldtour.com). E pelo site www.e-tennis.tv
Resultados desta segunda-feira:
Bruno Sant’anna (BRA) d. Ivo Minar (CZE) 7/6 (2) 3/6 6/0
Marcelo Demoliner (BRA) d. Marcelo Tebet Filho (BRA) 6/1 6/4
(4) Thiago Alves (BRA) d. Cristobal Saavedra-Corvalan (CHI) 7/6 (3) 7/5
(2) Ricardo Mello (BRA) d. Duilio Baretta (PER) 6/4 6/3
Guilherme Clezar (BRA) d. Fabiano de Paula (BRA) 6/4 6/4
(WC) Tiago Fernandes (BRA) d. (6) Marcel Felder (URU) 7/5 7/5
André Ghem (BRA) d. Andrey Kumantsov (RUS) 6/3 7/6 (2)
Olivier Sajous (HAI) d. (Q) Eduardo Dischinger (BRA) 6/3 6/2
Duplas
(1) Guido Andreozzi (ARG) / Marcel Felder (URU) d. Guillermo Duran (ARG) / Nicolas Pastor (ARG) 6/2 6/2
Rodrigo Antônio Grilli (BRA) / André Miele (BRA) d. Paul Capdeville (CHI) / Ricardo Hocevar (BRA) 6/7 (4) 7/5 10-8
(3) Andres Molteni (ARG) / Renzo Olivo (ARG) d. Pedro Dumont Guimarães (BRA) / Olivier Sajous (HAI) 6/1 7/6 (8)
Guilherme Clezar (BRA) / Andrea Collarini (EUA) d. Leonardo Kirche (BRA) / Bruno Sant’anna (BRA) 6/3 7/6 (7)