Angra dos Reis(RJ) – Os principais tenistas que disputam a Grande Final do Citibank Masters Tour no Club Med em Angra dos Reis, até o próximo domingo, aproveitaram o tempo livre nesta manhã de feriado, para discutir as novas medidas divulgadas pela ATP para serem testadas em 13 torneios a partir de 2007.
>>> Clique aqui e saiba mais sobre o torneio…
As regras divulgadas incluem a introdução do round robin(todos contra todos dentro de um grupo) na primeira fase das competições, em oito grupos de três jogadores, onde os primeiros classificados avançariam diretamente para as quartas-de-final, a partir de onde a chave seguiria normalmente como é disputada hoje. Com isso, todos os atletas disputariam pelo menos duas partidas, mesmo perdendo a primeira.
Andres Gomez, campeão de Roland Garros em 1990 e ex-número 4 do mundo, acredita que o sistema de round robin vai favorecer vantagens não só os promotores de torneios, mas também o público.
“ Gostei muito dessa mudança, por que para o jogador que ganha o torneio, não muda nada, ele vai continuar jogando cinco, seis partidas na semana, mas para o público vai ser muito mais emocionante. Os torcedores poderão ver seus ídolos jogando duas ou três vezes, mesmo que percam a primeira partida, o que vai ajudar muito na divulgação e crescimento do esporte” , disse Gomez.
Ricardo Acioly, ex-capitão do Brasil na Copa Davis e que integrou o conselho de jogadores da ATP por vários anos, concorda com Gomez e vai mais além.
“ Finalmente o tênis masculino está tentando se adequar aos tempos atuais. Todos os esportes vêm sofrendo mudanças para se tornarem mais atrativos para a televisão e rentáveis para os organizadores. O tênis não pode fugir disso e essas mudanças que serão testadas em 2007, com certeza vão melhorar em muito o esporte para todos, inclusive para público e jogadores” , disse.
Mauro Menezes faz coro:”é muito positivo por que atrai a TV, mais patrocinadores e todos saem ganhando com isso”.
A disputa da Grande Final do Citibank Masters Tour começa nesta quinta-feira, `as 16 horas, com a realização de quatro partidas. Na primeira rodada, jogam Danilo Marcelino e César Kist contra Ricardo Acioly e Givaldo Barbosa. Na quadra 2, João Soares e Roberto Jábali enfrentam Lucas Arnold e Júlio Góes.
Na seqüência, Andres Gómez ao lado de Mauro Menezes estréiam contra Pedro Rebolledo e Fábio Silberberg, enquanto Thomaz Koch e Pablo Albano iniciam a disputa contra Alexandre Hocevar e Ivan Kley.
O Citibank Masters Tour 2006 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio do Citibank e o apoio de Visa, Legg Mason Fundos de Investimentos, Olympikus – a marca esportiva oficial do circuito, Agência Click, Damovo/ Extreme, Credicard Citi, Duchas Corona Mega Banho XL, Orbitall, Contax, Ipiranga, Met Life, Club Med Rio das Pedras, BandSports, Club Med Rio das Pedras e Revista Tennis View.