Angra dos Reis (RJ) – O Brasil que viu Gustavo Kuerten revolucionar o tênis, quando ergueu o seu primeiro troféu de Roland Garros em 1997, está ganhando, a partir desta semana, uma nova oportunidade de não deixar o efeito produzido pelo ídolo Guga, se esvair e justamente, com um francês. Ex-top 40 do ranking mundial, Jean Philippe Fleurian, desembarcou no Rio de Janeiro para passar por uma série de cidades brasileiras difundindo o método criado por ele, há sete anos, o “Le Petit Tennis,” em que 80% das crianças que são apresentadas ao esporte, através dele, continuam jogando tênis.
“Com o Le Petit Tennis, crianças a partir de três anos de idade podem começar a jogar e é comprovado que 80% das que são apresentadas ao esporte através desse método, continuam jogando. Quando elas começam com outro método, depois dos seis anos de idade, que seria o mini-tênis, apenas 20% ficam,” explica Fleurian, que está no Club Med Rio das Pedras, ensinando instrutores a aplicar o Le Petit e acompanhando também a Grande Final do Citibank Masters Tour.
“O Brasil é um país enorme e que passou a gostar do tênis com o Guga. A chance que o esporte tem de crescer, é com as crianças, porque são elas que vão continuar jogando. A taxa de crescimento do esporte nos países em que este método já está sendo aplicado sobe a cada ano.”
Criado pelo próprio Fleurian, há sete anos e lançado primeiramente nos Estados Unidos, onde ele reside, e com o suporte de Billie Jean King, o “Le Petit Tennis,” tem custo baixo, não exige se quer uma quadra de tênis, apenas alguns materiais desenvolvidos por ele, em que as crianças se divertem jogando e aprendem a bater na bola da maneira correta, brincando.
O Brasil é um dos primeiros países em que o Le Petit Tennis está sendo apresentado, simultaneamente à França.
Depois do Rio de Janeiro, Fleurian viajará à Bahia, passando por Itaparica, em que foi vice-campeão do ATP, em 1986, perdendo a final para Andres Gomez, que nesta sexta joga por uma vaga na decisão da Grande Final do Citibank Masters Tour, em Angra e encerra a turnê brasileira em São Paulo, participando do III Simpósio Internacional de Tênis.
O Citibank Masters Tour 2007 é uma realização da Try Sports, com patrocínio do Citibank, e co-patrocínio de Legg Mason Fundos de Investimento e Visa. Também apóiam o evento: Met Life, Olympikus – a marca esportiva oficial do circuito, Credicard Citi, Club Med, BandSports, revista Tennis View, VendaPontoCom, Contax, Motorola, Damovo e BR Distribuidora.