Angra dos Reis (RJ) – Melhor jogador de squash da história do Brasil, tendo alcançando a 36ª colocação no ranking mundial, Rafael Alarcon quer ir além. O goiano radicado em São Paulo, que está em Angra dos Reis, ministrando a clínica squash Contax no Club Med, onde se prepara para a disputa do último campeonato de 2007, no México, disse que quer agora um lugar entre os top 30.
“Hoje já me sinto mais adaptado no circuito mundial e mais preparado para disputar os grandes torneios. Meu objetivo até o final da temporada 2007/2008, que é em maio, é chegar entre os 30 do mundo,” disse Alarcon, que alcançou o 36º posto no ano passado e atualmente é o 42º. Até então, no Brasil, apenas o lendário Kiko Frizzoni, havia chegado entre os top 40 do mundo (foi o 40º). “Faltava eu acreditar, sentir que podia jogar no mesmo nível dos tops. Tudo era muito novo. É diferente você ver os melhores jogadores do mundo na televisão e ir lá jogar contra eles. Você sabe como o número um jogo, mas tem que saber enfrentá-lo e isso você só melhora convivendo e competindo com eles.”
Nos últimos meses Alarcon, 30 anos, disputou uma série de campeonatos no exterior, jogou contra os tops do ranking e marcou uma importante vitória, contra o inglês Adrian Grant, 18º no ranking mundial, no torneio Nogal da Colômbia, em que alcançou a semifinal. Além da semifinal neste campeonato, Alarcon foi também semifinalista no Quito Open e em Bogotá, todos campeonatos de primeira linha do circuito mundial. Os títulos vieram em torneios disptuados no Brasil, no Rio de Janeiro, em Goiás e em São Paulo.
Para atingir a meta de ficar entre os top 30 do ranking mundial, Alarcon, que foi medalha de bronze no Pan do Rio, jogará o Aberto da Cidade do México, o seu próximo campeonato e último de 2007 e os grandes eventos do início de 2008, em Nova York, o British, o Canadian e Pakistan Open.
Enquanto se prepara para as grandes disputas, Alarcon curte o crescimento do squash no Brasil. “Dá para ver o esporte evoluindo. A clínica hoje tinha muita gente participando, o número de quadras está aumentando e o de campeonatos também,” concluiu Alarcon, que está no Club Med, participando da Grande Final do Citibank Masters Tour.
O Citibank Masters Tour 2007 é uma realização da Try Sports, com patrocínio do Citibank, e co-patrocínio de Legg Mason Fundos de Investimento e Visa. Também apóiam o evento: Met Life, Olympikus – a marca esportiva oficial do circuito, Credicard Citi, Club Med, BandSports, revista Tennis View, VendaPontoCom, Contax, Motorola, Damovo e BR Distribuidora.
Notícias relacionadas