São Paulo (SP) – Cinquenta anos depois da primeira conquista de Maria Esther Bueno no torneio de Wimbledon, o Brasil segue em busca de um novo expoente no tênis feminino. A principal candidata é a paulista Beatriz Haddad Maia, de 1,80m de altura, de apenas 13 anos e que já está competindo em torneios internacionais. Atual segunda colocada no ranking nacional da categoria 14 anos, ela está na semifinal do Nike Junior Tour, o maior circuito revelador de talentos do tênis mundial e neste sábado, nas quadras do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, joga pela vaga na final da etapa brasileira do circuito, que levará os campeões à República Dominicana, onde representarão o Brasil no Mundial do evento, programado para acontecer em outubro, no Club Med Punta Cana. Campeã do Nike Junior Tour do ano passado, Bia enfrenta a catarinense Isabella Camargo, querendo repetir o resultado de 2008 e se destacar entre as futuras promessas do tênis mundial.
>>> Clique e acesse a página do evento…
“Joguei na categoria 12 anos no ano passado e foi o torneio mais impressionante que disputei, com jogadores de vários países com um só objetivo: ser profissional”, relata ela, que espera um dia conseguir chegar perto dos passos de uma das maiores atletas que o Brasil já teve. “Se você pensar que faz 50 anos que a Maria Esther Bueno ganhou Wimbledon e depois nenhuma outra brasileira conseguiu algo parecido, impressiona, mas também serve de inspiração saber que já teve uma brasileira lá e que de repente a próxima que alcançar algo pode fazer pelo tênis o que o Guga fez quando ganhou Roland Garros. Todas as juvenis querem ser essa tenista”.
Com seus 1,80 mt de altura, um dado impressionante se considerarmos sua pouca idade – apenas 13 anos -, Bia Maia aposta no saque como ponto forte do seu jogo. Além disso, ela também conta com a vantagem de jogar nas mesmas quadras em que treina e com o apoio da família, que traz no sangue a paixão pelo esporte. “Toda a minha família gosta de tênis. Meus avós ainda jogam, minhas tias, minha mãe, meus primos, irmãos”, comentou a atleta da equipe de Eduardo Eche.
Nesta sexta-feira, no Esporte Clube Pinheiros, depois de avançar no Nike Junior Tour, Bia teve a oportunidade de bater um papo com Gisele Faria, ex-número um do mundo juvenil na categoria 18 anos e que veio prestigiar a competição e dar conselhos à nova promessa do tênis. A rodada deste sábado do Nike Junior Tour tem início às 9h. As finais acontecem no domingo.
A etapa brasileira do Nike Junior Tour 2009 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Nike e o apoio da Prince – a bola oficial, do Esporte Clube Pinheiros e da Revista Tennis View. O site oficial do evento é o www.nikejuniortour.com.
Nike Junior Tour 2009
Tenistas das categorias 12 e 14 anos, masc. e fem.
Etapa Brasileira – 24 a 28 de junho, no Esporte Clube Pinheiros, SP