Campos do Jordão (SP) – Depois de assistir a vitória do Brasil sobre as Antilhas Holandesas, no confronto da Copa Davis, a tenista número 1 do País e 142ª do mundo, Maria Fernanda Alves, embarcou para Campos do Jordão, onde busca chegar pela quarta vez consecutiva à final da Credicard MasterCard Tennis Cup, o principal torneio internacional de tênis feminino do Brasil. Com entrada gratuita, o challenger de US$ 25 mil terá início nesta segunda, a partir das 11hs, nas quadras rápidas do Tênis Clube da cidade.
Campeã da edição de 2004, Nanda entra em quadra já nesta segunda contra a tenista do Uruguai Estefania Craciun, atual 576ª colocada no ranking mundial. O duelo acontece na quadra central do clube, não antes das 12hs. “Nunca joguei contra ela (Estefania), mas já a vi jogando algumas vezes e sei que está subindo no ranking, vem jogando bem e foi até destaque no juvenil, então tenho que jogar focada para passar por cima de qualquer dificuldade que eu encontre. Claro que quero conquistar o bi, mas sei que cada jogo é um jogo e tenho que lutar porque tem muitas garotas que estão jogando bem, então tenho que fazer a minha parte”, disse a catarinense.
O sorteio da chave principal, realizado na tarde deste domingo pelo árbitro geral do torneio, Paulo Pereira, indicou ainda confrontos entre a brasiliense Larissa Carvalho e a paulista Fernanda Caputi; e a paulista Jenifer Widjaja e a equatoriana Estefania Balda. A chave ainda conta com a presença da campeã de 2003, a portuguesa Frederica Piedade, além de representantes da Argentina, da Tailândia, do Chile, da Venezuela.
As brasileiras somam 16 atletas, entre as quais infanto-juvenis de destaques como a catarinense Fernanda Hermenegildo, Top 10 do Brasil nos 18 anos, que corre atrás de pontos no ranking da WTA usufruindo a vantagem de poder jogar em casa com o apoio da torcida. Na primeira rodada, Hermenegildo encontra a argentina Soledad Esperon, quarta pré-classificada.
Outra grande oportunidade às juvenis que buscam seu lugar entre as estrelas da WTA vem por meio dos wild cards oferecidos pela Try Sports, empresa que organiza a competição. Nesta edição, foram contempladas: Roxane Vaisemberg, que com apenas 15 anos já lidera o ranking nacional na categoria que antecede o profissionalismo; Stephanie Dalmacio, campeã juvenil brasileira nos 18 anos; Viviane Marani, 2ª melhor tenista do Brasil na categoria 18 anos; e Vivian Segnini, que também levantou o título no Campeonato Brasileiro Juvenil, nos 16 anos.
Qualifying – As finais do qualifying feminino da Credicard MasterCard Tennis Cup 2005 aconteceram neste domingo classificando para a chave principal as argentinas Sheila Guerberg, Cecília Cardenas e Brenda Coassolo, a russa Angelina Gabueva e as brasileiras Marcela Evangelista, Nicole Buitoni, Florentina Hanisch e Bruna Cunha.
A disputa masculina da Credicard MasterCard Tennis Cup 2005 começa no dia 23 de julho, paralelo aos jogos da semifinal feminina e o torneio se estende até o dia 30. No total, o torneio distribui US$ 100 mil em prêmios, além de pontos para os rankings da WTA e da ATP.
A Credicard MasterCard Tennis Cup é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com patrocínio da Credicard e MasterCard, co-patrocínio de Gillette Mach 3 Turbo e Megabanho XL Corona e apoio da Orbitall, Redecard, Contax, Dunlop, Fila, EMC2, Terroir, Unidas Rent a Car, Jornal Valor Econômico, Daruma Orga, Prefeitura de Campos do Jordão, Secretaria de Esportes de Campos do Jordão, Alpha FM, Band News FM, TV Bandeirantes, BandSports, Revista Tennis View, Canal 21, ATP, WTA, ITF e CBT.
>>> Clique e confira entrevistas com: