São Paulo (SP) – Rafael Nadal entrou ontem para a história do tênis mundial ao completar o Grand Slam, vencendo o único torneio da categoria que faltava no seu currículo, o US Open. Com 24 anos de idade é o mais jovem da Era Aberta a conseguir tal feito, já tendo vencido cinco Roland Garros, dois Wimbledons, um Australian Open, o US Open e ainda conquistado a Medalha de Ouro Olímpica, em Beijing, e a Copa Davis. Mas, antes de se consagrar no circuito profissional, o espanhol foi tricampeão do Nike Junior Tour, torneio revelador de talentos, das categorias 12 e 14 anos, e que terá a seletiva nacional, na semana que vem, entre os dias 22 e 26, com a participação recorde de 162 tenistas, no Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo, levando os campeões para disputar o Mundial nas Bahamas, em dezembro.
Nadal venceu o Nike Junior Tour três vezes seguidas, em 1998, 1999 e no ano 2000, disputando a etapa espanhola da competição e depois jogando o Master. “O Nike Junior Tour tem um lugar especial no meu coração. Tenho muitas memórias legais de quando joguei”, disse o espanhol. Além dele, outras estrelas do tênis mundial foram reveladas no Nike Junior Tour, como Juan Martin del Potro, Maria Sharapova, Tomas Berdych e Robin Soderling.
A temporada de 2010 é a maior da história do Nike Junior Tour, com 30 países participando da disputa. Neste ano, a competição fica ainda mais interessante, com seu Mundial sendo disputado nas Bahamas, próximo a Miami, e na semana que antecede o Orange Bowl, um dos maiores torneios juvenis do calendário.
A etapa brasileira do Nike Junior Tour 2010 é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Nike e o apoio da Prince – a bola oficial -, do Clube Paineiras do Morumby e da Revista Tennis View.
NIKE JUNIOR TOUR 2010
Tenistas das categorias 12 e 14 anos, masc. e fem.
Etapa Brasileira – 22 a 26 de setembro, no Clube Paineiras do Morumby (Av. Dr. Alberto Penteado, 605 – Morumbi – São Paulo/ SP)
Master – Club Med Columbus Isle (Bahamas) – de 8 a 15 de dezembro de 2010
Participantes do Master – campeões das etapas realizadas em 30 países (Brasil, França, Itália, Croácia, Espanha, República Checa, Alemanha, Suíça, Holanda, Hungria, Eslováquia, Bélgica, Israel, Inglaterra, Rússia, Sérvia, Emirados Árabes Unidos, Bielorússia, Marrocos, China, Estados Unidos, México, Argentina, África do Sul, Bósnia, Suécia, Eslovênia, Ucrânia e Turquia)