Um dos maiores nomes do tênis brasileiro nos anos 80, Cassio Motta será um dos destaques do Itaú Master Tour neste final de semana, na Sociedade Harmonia de Tênis, na capital paulista. A competição acontece entre os dias 6 e 8 de setembro.
Motta, que jogou profissionalmente entre 1978 e 1994, chegou a ser 48º colocado no ranking mundial de simples e 4º de duplas, tendo formado a quinta melhor dupla do mundo ao lado de Carlos Kirmayr, com quem disputou o Masters de Duplas da ATP em 1983.
Atualmente empresário de sucesso na área de tecnologia, Cassio Motta tem dado preferência ao golfe nas horas de lazer, mas aceitou voltar ao tênis para disputar a 5ª e última etapa classificatória do Itaú Masters Tour, em São Paulo, a partir da próxima sexta-feira.
O Harmonia e Motta tem muita história em comum. Além de ter treinado e jogado no clube por muitos anos, foi ali também que Motta defendeu o Brasil pela Copa Davis em 1987, em um confronto histórico contra o Equador de Andrés Gomez. A vitória por 4×1 recolou o Brasil no Grupo Mundial da competição.
A Sociedade Harmonia, ao longo de sua história, não sediou apenas confrontos da Copa Davis, mas também importantes torneios profissionais, que contaram com a presença de muitos dos jogadores que estarão no final de semana atuando no Itaú Masters Tour.
“A quadra central do Harmonia é um templo. Me lembro quando era garoto assisti uma verdadeira batalha do Nico Mattar com o Andrés Gomez em uma Copa Davis e naquele momento pensei, poxa, como eu gostaria de jogar nesta quadra”, contou Adriano Ferreira, protagonista da melhor história do campeonato brasileiro de profissionais de 1998. Então 330º do mundo, Ferreira venceu Gustavo Kuerten, já campeão de Roland Garros e ainda pediu um autógrafo após a vitória.
“Eu vinha de uma serie de lesões, operação no coração e muitas duvidas em relação a sequência da minha carreira que começou muito forte quando eu ainda era juvenil, mas em razão destes problemas acabou desacelerando. Naquele dia, ao vencer o Guga, mudou muita coisa em minha confiança como jogador e também na minha estrutura de trabalho. Fechei dois bons contratos de patrocínio, peguei o Joãozinho (João Zwetsch), que na época iniciava sua carreira como treinador, e me mandei pra Europa. Em menos de três meses eu já estava entre os 150 melhores do mundo”, contou.
Adriano Ferreira estará no Masters Tour, ao lado de Cassio Motta e outros 14 jogadores. Já confirmaram presença Ricardo Mello; Givaldo Barbosa; Alexandre Hocevar; Roberto Jabali; Mauro Menezes; William Kyriakos; Júlio Silva; Pablo Albano; Marcelo Saliola; Júlio Goes; João Soares; Hugo Scott e uma dupla local representando o clube.
Os jogos da chave masculina começam na sexta-feira, às 18h30 e da chave feminina no sábado, às 16 horas. As finais estão marcadas para começarem no domingo às 9h30, as mulheres e a seguir os homens.
A 11ª edição do Itaú Masters Tour é patrocinada pelo Itaú, com o co-patrocínio de Petrobras – Governo Federal, Brasil – País Rico é País sem Pobreza, Peugeot – o carro oficial -, Azul – a transportadora oficial -, Teleperformance, Amil e o apoio de Babolat, Trousseau, Sociedade Harmonia de Tênis e Hotel George V. A organização é da Try Sports.