Rio Quente (GO) – Com a experiência de quem já ocupou a 62ª posição do ranking mundial de simples e defendeu a República Tcheca na Copa Davis, o tenista Ivo Minar, que recentemente faturou o título do Challenger de Santos, já está em Goiás para a disputa do I Algar Telecom Rio Quente Resorts ATP Challenger Tour, que acontece entre os dias 5 e 12 de maio de 2012, distribuindo pontos para o ranking mundial de US$ 50 mil. Como perdeu o prazo de inscrição, o tcheco buscará uma vaga na chave principal por meio do qualifying. \”O lugar [Rio Quente Resorts) é fantástico, o ambiente é maravilhoso e senti que o clima é ideal para jogar. Esses torneios são sempre difíceis, mas venho para ser campeão\”, disse.
No Brasil há cerca de cinco semanas, Minar marcou presença nas chaves dos challengers de Blumenau, Santos e São Paulo. Depois da disputa em Goiás, ele retorna a Praga, sua cidade natal, para duas semanas de treinamentos com o técnico Karol Dusan, e, então, segue para o qualifying do Grand Slam Francês. \”Após Roland Garros, pretendo jogar mais dois challenger na Itália, mas ainda não tenho certeza\”, contou o tenista de 27 anos de idade, que joga desde os três e hoje ocupa a 181ª posição do ranking mundial.
Mesmo tendo o saibro como seu piso favorito, Ivo Minar não perde a confiança para a disputa do challenger nas quadras rápidas do resort goiano. \”O saibro é meu piso favorito, mas eu também tenho bons resultados na quadra dura. Já ganhei dois challenger neste piso (Busan e Seoul), além de ter feito uma final de ATP, em Sydney. A diferença está nos movimentos e na quadra. Você precisa sempre ter um bom serviço, isso faz a diferença. E, na minha opinião, o saque é um dos meus melhores golpes\”, ressaltou.
Presença de Atletas de 9 países – Caso passe pelo quali do I Algar Telecom Rio Quente Resorts ATP Challenger Tour, o tcheco Ivo Minar entra na disputa da chave principal com, pelo menos, nove brasileiros: os paulistas Ricardo Mello, Thiago Alves, Júlio Silva, Ricardo Hocevar e Leonardo Kirche, os gaúchos Guilherme Clezar e André Ghem e os cariocas Fabiano de Paula e Fernando Romboli, além de representantes de outros oito países: Chile, Portugal, Argentina, Uruguai, Suécia, Estados Unidos, Peru e Rússia. O campeão de simples soma 80 pontos no ranking da ATP, enquanto o vice fica com 48 pontos na lista mundial.
O Tênis no Rio Quente Resorts – Ao longo de 13 edições, o Future Tennis Classic Rio Quente Resorts foi onde muitos tenistas brasileiros conquistaram seus primeiros pontos no ranking da ATP. Nas quadras do resort goiano, troféus já foram levantados por atuais destaques do nosso país entre os duplistas do mundo: o gaúcho Franco Ferreiro, 112º da ATP, e os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares, respectivamente 34º e 32º da lista mundial. Entre os estrangeiro que já venceram em Rio Quente estão o luxemburguês Gilles Muller, que em 2011 chegou à 42ª posição da ATP, e os argentinos Leonardo Mayer, 51º em 2010, e Brian Dabul, 82º em 2009.
O I Algar Telecom Rio Quente Resorts ATP Challenger Tour é apresentado pela Stella Artois e Diversey, com o patrocínio de Honda Haikar, Unimed Cerrado, Medilar, Revista IstoÉ Dinheiro, Pomptur, Sorvetes Creme Mel, Rodriaço, Água Goya, Automafácil, Sucos Spres, Teka, Formulários Piloto, Gráfica Ipanema, Imol, Empreza e Actisa e o apoio de ATP Challenger Tour, Try Floor Pisos Esportivos e Revista Tennis View. A organização é da Try Sports e do Rio Quente Resorts.