Segundo brasileiro mais bem colocado no ranking mundial, na 88ª posição, Ricardo Mello estreou com vitória na 10ª edição da MasterCard Tennis Cup, em Campos do Jordão. Ele derrotou Guilherme Clezar, que ganhou um convite da organização para disputar a chave principal, por 6/4 7/6(5) e enfrenta nesta quarta, outro brasileiro, José Pereira Jr. A MasterCard Tennis Cup prossegue até o dia 07 de agosto, com jogos diários e entrada gratuita no Campos do Jordão Tênis CLube (Av. Dr. Paulo Ribas 76). A programação desta quarta prevê a disputa de todas as partidas de oitavas-de-final.
“Eu esperava jogar melhor. Faz tempo que eu não paro um pouco para fazer preparação física e me recuperar. Mas, a lição que eu tiro desse jogo de hoje é que encontrei uma forma de vencer, e em dois sets. Sabia que o Clezar ia bater forte e ele também sacou muito bem. Vamos ver se cresço na próxima partida,” disse o bicampeão da MasterCard Tennis Cup, Mello.
O próximo adversário é o pernambucano José Pereira Júnior, outro tenista que ganhou convite da Try Sports para integrar a chave principal e que nesta terça marcou a sua primeira vitória em simples no torneio, ganhando do santista Fernando Romboli, por 6/2 7/5.
Eliminado no ano passado nas oitavas-de-final pelo sul-africano Raven Klaasen, João Olavo Souza, o terceiro brasileiro na ATP, na 139ª posição, não deixou a vitória escapar e ganhou por 7/5 7/6(7) e tem encontro marcado na quarta, com Ricardo Hocevar. Sobrinho de Marcos e Alexandre Hocevar, Ricardo derrotou na estreia o colombiano Eduardo Struvay, por 6/3 6/2.
“A derrota do ano passado ainda estava engasgada. O principal hoje foi ter devolvido bem o saque e espero conseguir finalmente passar das oitavas, que nunca consegui aqui em Campos,”
Há cinco anos sem jogar em Campos do Jordão, o gaúcho Marcos Daniel não conseguiu superar o perigoso sul-africano Izak Van der Merwe, vice-campeão em 2008, e perdeu por 6/4 7/5. “O mérito foi todo dele. Já sabia que teria um confronto difícil, com um jogador que não dá muito ritmo, logo no primeiro jogo e não consegui sacar muito bem. Isso faz a diferença aqui,” explicou Daniel.
Nesta quarta-feira, seis brasileiros estarão em ação, em busca de uma vaga nas quartas-de-final do maior evento de tênis do inverno nacional.
Mello enfrenta Pereira; Hocevar desafia Souza; Caio Zampieri pega o uruguaio Marcel Felder e o colombiano Robert Farah joga contra o vencedor do jogo entre os brasileiros Júlio Silva e Rogério Dutra Silva que se enfentam na tarde desta terça.
Os outros confrontos de oitavas-de-final são entre o campeão de 2003, Giovanni Lapentti, do Equador e o britâncio Jamie Baker; O japonês Tatsuma Ito e Van der Merwe; o italiano Ricardo Ghedin e o outro japonês, Toshihide Matsui e o argentino Andres Molteni e o colombiano Juan Sebastian Cabal.
Desde 2001, durante o inverno brasileiro, o circuito de tênis mundial faz uma parada em Campos do Jordão. São duas semanas de muito tênis, durante as quais o público confere o desempenho de futuros líderes do ranking mundial e de tenistas já consagrados, além de ver de perto o que o Brasil tem de melhor. Mundialmente, a MasterCard Tennis Cup recebeu alguns talentos que se sobressaíram após participar da competição: o argentino Juan Martin del Potro, atual campeão do US Open, competiu em Campos, há cinco anos, o croata Mario Ancic, que disputou o torneio em 2002, aos 18 anos de idade, e quando era 154º do mundo chegou às quartas-de-final; o cipriota Marcos Baghdatis foi vice-campeão do Australian Open 2006, dois anos depois de ter passado por Campos do Jordão. No ano passado o campeão foi o argentino Horacio Zeballos, atual 44º da ATP e titular da equipe argentina da Copa Davis, entre muitos outros outros. Número um do Brasil e um dos tenistas que mais subiram no ranking neste ano, Thomaz Bellucci também jogou a MasterCard Tennis Cup, assim como os duplistas Marcelo Melo, Bruno Soares, André Sá e toda a equipe atual da Copa Davis. Entre as mulheres, as primeiras colocadas no ranking nacional disputam anualmente a MasterCard Tennis Cup. A campeã de 2010 é a argentina Aranza Salut.
A MasterCard Tennis Cup 2010, que distribui US$ 100 mil em prêmios e pontos nos rankings da ATP e WTA, é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da MasterCard e o co-patrocínio de Contax, Redecard, Stella Artois, Amil, Petrobras, Citroën – o carro oficial do evento -, HP – Impressoras e Multifuncionais -, Safran Morpho, Samsung, Quorum, Fila – a marca esportiva oficial -, Mariz, Mary Cohr e Wittel. A competição também recebe o apoio de BandSports, TV Band, BandNews FM, Rede Bom Dia, Diário de S. Paulo, Revista Tennis View, Alpha FM, Try Floor – o piso esportivo oficial -, ATP Challenger Tour e ITF Pro Circuits. O site da competição é o www.trysports.com.br. O projeto de sustentabilidade da MasterCard Tennis Cup é uma parceria da Try Sports com a Braskem e Tetrapak.
MasterCard Tennis Cup 2010
Torneio Internacional de Tênis Profissional Masculino e Feminino
Premiação Total de US$ 100 mil – Pontos nos Rankings da ATP e WTA
Entrada Gratuita – Campos do Jordão Tênis Clube de Turismo (Av. Dr Paulo Ribas 76 – Capivari – Campos do Jordão/ SP)
de 24 de julho a 01 de agosto – torneio feminino (WTA) – ENCERRADO
de 31 de julho a 07 de agosto – torneio masculino (ATP)
05 a 07 de agosto – torneio Seniors Contax
Resultados parciais desta terça-feira
Izak Van Der Merwe(AFS) d. Marcos Daniel(BRA) 6/4 7/5
João Souza(BRA) d. Raven Klaasen(AFS) 7/5 7/6(7)
Toshihide Matsui(JAP)d. David Guez(FRA) 6/4 6/2
Ricardo Mello(BRA) d. Guilherme Cleza(BRA) 6/4 7/6(5)
Ricardo Hocevar(BRA) d. Eduardo Struvay(COL) 6/3 6/1
Riccardo Ghedin(ITA) d. Guido Pella(ARG) 6/3 5/7 6/4
Robert Farah(COL) d. Facundo Bagnis(ARG) 4/6 6/4 6/4