Bicampeão da MasterCard Tennis Cup, o brasileiro Ricardo Mello, 88º colocado no ranking mundial e cabeça-de-chave 1 do torneio, avançou nesta quarta-feira às quartas-de-final, em Campos do Jordão, vencendo, em apenas 53 minutos de jogo, o compatriota José Pereira Jr, por 6/1 6/2. Nesta quinta, Mello volta a jogar em busca de uma vaga na semifinal do maior evento de tênis do inverno da América do Sul, contra o colombiano Juan Sebastian Cabal, 268º na ATP. Outros dois brasileiros também jogam para avançar à semifinal nesta quinta: Ricardo Hocevar e Caio Zampieri. A MasterCard Tennis Cup vai até o dia 07 de agosto, no Campos do Jordão Tênis Clube, com entrada gratuita para o público (Av. Dr Paulo Ribas 76).
“Gosto muito de jogar aqui em Campos. Me sinto completamente à vontade e em casa no torneio. Já ganhei duas vezes e seria muito bom ganhar a terceira. Contra o Pereira já joguei bem mais solto, senti melhor a bola e espero continuar crescendo,” disse Mello, que venceu o torneio em 2002 e 2006 e tem um recorde de vitórias e derrotas de 20 a 5, na MasterCard Tennis Cup.
Cabal, o próximo adversário do tenista de Campinas, ganhou do argentino Andres Molteni, por 7/5 6/3 para garantir vaga nas quartas-de-final. “Conheço o Mello faz tempo e ele está num bom momento, jogando bem, entre os top 100 e vai ser um jogo duro,” antecipou o colombiano. Mello e Cabal se enfrentaram uma vez, em abril deste ano, no Challenger de Bogotá, no saibro, com vitória do colombiano por 6/4 2/6 6/4.
Além de Mello, o Brasil terá outros dois tenistas jogando por vaga na semifinal em Campos do Jordão, nesta quinta-feira. Ricardo Hocevar, que ganhou do companheiro de treinos João Olavo Souza, o Feijão, por 6/2 6/4, enfrentará o campeão de 2003, o equatoriano Giovanni Lapentti, que ganhou do britânico Jamie Baker, por 6/4 7/6(4). “Estou muito feliz com essa vitória e por estar nas quartas-de-final em Campos que é um torneio muito tradicional e importante aqui no Brasil,” comemorou Hocevar, que há uma semana começou a treinar com Ricardo Acioly, no CT Amil, no Rio de Janeiro.
Treinado por Jaime Oncins, Caio Zampieri também entrará em quadra na quinta-feira, depois de ter vencido, de virada, o uruguaio Marcel Felder, por 6/7(2) 6/4 6/1. Ele enfrenta o vencedor do jogo entre o sul-africano Izak Van Der Merwe e o japonês Tatsuma Ito. “Gosto de jogar em Campos. Fiz quartas no ano passado, mas não joguei muito bem contra o Chela – Juan Ignacio. Nestea no espero ir mais longe. A quadra é rápida, favorece o meu jogo e aqui o meu saque está entrando bem,” contou Zampieri.
O outro confronto de quartas-de-final sera entre o colombiano Robert Farah e o vencedor do jogo entre Toshihide Matsui, do Japão e Ricardo Ghedin, da Itália.
Desde 2001, durante o inverno brasileiro, o circuito de tênis mundial faz uma parada em Campos do Jordão. São duas semanas de muito tênis, durante as quais o público confere o desempenho de futuros líderes do ranking mundial e de tenistas já consagrados, além de ver de perto o que o Brasil tem de melhor. Mundialmente, a MasterCard Tennis Cup recebeu alguns talentos que se sobressaíram após participar da competição: o argentino Juan Martin del Potro, atual campeão do US Open, competiu em Campos, há cinco anos, o croata Mario Ancic, que disputou o torneio em 2002, aos 18 anos de idade, e quando era 154º do mundo chegou às quartas-de-final; o cipriota Marcos Baghdatis foi vice-campeão do Australian Open 2006, dois anos depois de ter passado por Campos do Jordão. No ano passado o campeão foi o argentino Horacio Zeballos, atual 44º da ATP e titular da equipe argentina da Copa Davis, entre muitos outros outros. Número um do Brasil e um dos tenistas que mais subiram no ranking neste ano, Thomaz Bellucci também jogou a MasterCard Tennis Cup, assim como os duplistas Marcelo Melo, Bruno Soares, André Sá e toda a equipe atual da Copa Davis. Entre as mulheres, as primeiras colocadas no ranking nacional disputam anualmente a MasterCard Tennis Cup. A campeã de 2010 é a argentina Aranza Salut.
A MasterCard Tennis Cup 2010, que distribui US$ 100 mil em prêmios e pontos nos rankings da ATP e WTA, é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da MasterCard e o co-patrocínio de Contax, Redecard, Stella Artois, Amil, Petrobras, Citroën – o carro oficial do evento -, HP – Impressoras e Multifuncionais -, Safran Morpho, Samsung, Quorum, Fila – a marca esportiva oficial -, Mariz, Mary Cohr e Wittel. A competição também recebe o apoio de BandSports, TV Band, BandNews FM, Rede Bom Dia, Diário de S. Paulo, Revista Tennis View, Alpha FM, Try Floor – o piso esportivo oficial -, ATP Challenger Tour e ITF Pro Circuits. O site da competição é o www.trysports.com.br. O projeto de sustentabilidade da MasterCard Tennis Cup é uma parceria da Try Sports com a Braskem e Tetrapak.
MasterCard Tennis Cup 2010
Torneio Internacional de Tênis Profissional Masculino e Feminino
Premiação Total de US$ 100 mil – Pontos nos Rankings da ATP e WTA
Entrada Gratuita – Campos do Jordão Tênis Clube de Turismo (Av. Dr Paulo Ribas 76 – Capivari – Campos do Jordão/ SP)
de 24 de julho a 01 de agosto – torneio feminino (WTA) – ENCERRADO
de 31 de julho a 07 de agosto – torneio masculino (ATP)
05 a 07 de agosto – torneio Seniors Contax
Resultados parciais desta terça-feira
Ricardo Hocevar(BRA) d. João Souza(BRA) 6/2 6/4
Caio Zampieri(BRA) d. Marcel Felder(URU) 6/7(2) 6/4 6/1
Giovanni Lapentti(EQU) d. Jamie Baker(ING) 6/4 7/6(4)
Juan Sebastian Cabal(COL) d. Andrés Molteni(ARG) 6/4 6/3
Ricardo Mello(BRA) d. José Pereira(BRA) 6/1 6/2
Robert Farah(COL) d. Rogério Dutra Silva(BRA) 6/4 6/2