Porto Alegre (RS) – Basta uma aproximação para perceber a semelhança com o irmão caçula e um dos mais vitoriosos tenistas da história do esporte no Brasil, Thomaz Koch, O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul Luiz Fernando Koch mantém uma figura esguia e elegante aos 72 anos. Com 82 quilos distribuídos por 1m85cm, o tenista laureado pela Leopoldina em 1952 não seguiu Thomaz, que, aliás, está nos Estados Unidos, acompanhando o US Open. Luiz Fernando passou no concurso para juiz em 1964 e se mudou para o interior do Estado. Antes, dono de um jogo muito eficiente, havia sido campeão brasileiro até 15 anos, vice até 18 e Brasileiro da Juventude até 21. Morador de uma casa construída praticamente ao lado da Leopoldina, onde começou a jogar aos 10 anos, veio assistir à Credicard MasterCard Junior’s Cup. “Estou sempre por aqui”, fala como uma simpatia que emana dos olhos límpidos azuis, como se dissesse também que o esporte e o tênis são partes inerentes de sua vida, assim como a de Thomaz.
Com um grande sorriso, ela decreta: “Agora, não sou mais a mãe de Fininho, sou a avó da Carolina”. Argentina radicada no Brasil há três décadas, Concepción, muito vivaz nos seus 68 anos, acompanhou o filho Fernando Meligini, um dos tenistas que escreveu o nome entre os melhores e os mais cheios de garra do País. Hoje, é para Carolina, a primogênita de sua filha Paula, que torce. Terceira do ranking nos 14 anos, a paulista Carolina Meligeni Alves não teve dificuldade para superar Giovanna Baccarini (SP) por duplo 6/0. Em tempo, o terceiro neto de Concepción e o primeiro filho de Fininho, Gael, está para nascer nestes dias.
A 10ª edição da Credicard MasterCard Junior’s Cup é uma realização da Try Sports Empreendimentos Esportivos, com o patrocínio da Credicard e da MasterCard e o apoio de Seguros Unimed, academia Sanchez-Casal, Confederação Brasileira de Tênis e Revista Tennis View. Também apoiam a terceira etapa a Associação Leopoldina Juvenil, o Hotel Blue Tree Tower e a Federação Gaúcha de Tênis.